ICMS: Mantega diz que a dívida dos estados não está em negociação

Mantega afirma ser contra reduzir dívida de estados para reformar ICMS. Segundo ele, governo já se comprometeu em mudar o indexador da dívida.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (24) que a dívida dos estados não está em negociação nas discussões do governo sobre a reforma do ICMS. ?O governo não está negociando as dívidas dos estados?, afirmou Mantega, após almoço com representantes do Instituto para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

O ministro destacou que a negociação sobre a reforma do ICMS e a possível renegociação das dívidas dos estados está sendo discutida no Congresso, mas que não tem o apoio do governo. ?É justamente este ponto que está no Projeto de Lei Complementar que nos fez ficar com a intenção de retirar o projeto?, afirmou o ministro, explicando que o governo é contra fazer uma redução das dívidas dos estados e municípios pois isto significaria ?violar? a lei de responsabilidade fiscal.

?Aquilo que o governo se comprometeu, foi mudar o indexador da dívida dos estados porque isso vai diminuir a dívida?, disse.

A possível renegociação é fruto de uma emenda que foi colocada após a apresentação do projeto de reforma do ICMS no Congresso. "Com essa emenda nós não concordamos, com essa medida nós não aprovamos a reforma", afirmou.

Segundo Mantega, reduzir ou perdoar parte das dívidas dos estados, além de violar a Lei de Responsabilidade Fiscal, criaria uma situação fiscal instável no país e aumentaria os gastos correntes.

?Isto nós não queremos. O que nós queremos é aumentar os investimentos dos estados e isto está sendo cumprido através do espaço fiscal que estamos dando?, disse o ministro, acrescentando que nos últimos dois anos foram concedidos ?mais de R$ 100 bilhões? de espaço fiscal para projetos de investimento.

?Não falta espaço para os investimentos dos estados. O que nós não podemos é comprometer a dívida, o fiscal do país?, afirmou.

PIS/Cofins

Sobre o encontro com os representantes da indústria brasileira, o ministro informou que o Iedi apresentou 10 sugestões para ajudar a economia do Brasil crescer e para que o setor possa superar as dificuldades se consolidar ?como uma das indústrias sólidas do mundo?.

Segundo Mantega, entre os pontos de consenso entre governo e indústria está ?melhorar a educação, aumentar a qualificação da mão de obra, acelerar as obras de infraestrutura, melhorar a situação fiscal e fazer a reforma do ICMS?.

O ministro disse ainda que o governo pretende continuar ?fazendo a melhoria do PIS/Cofins?.

Nesta semana, o governo anunciou que decidiu zerar as alíquotas do PIS e da Cofins para as tarifas de transporte coletivo, incluindo ônibus, trem e metrô.

As alíquotas do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre o transporte coletivo urbano somam 3,65%. A decisão valerá para todo o Brasil.

Confira os 10 pontos listados pelo Iedi para Dez pontos para a economia crescer mais:

1. Qualidade da educação e da formação da mão de obra que precisa ser melhorada urgentemente

2. Infraestrutura muito deficiente

3. Má orientação do gasto governamental e insuficiente investimento público

4. Sistema tributário injusto, complexo e anacrônico

5. Baixos padrões de produtividade, inovação e competividade da economia

6. Ausência da sustentabilidade como um vetor das políticas industrial e de competitividade

7. Afastamento da economia brasileira da economia mundial ? a declinante inserção externa do Brasil

8. Burocracia generalizada

9. Insegurança jurídica

10. Legislação trabalhista

"As principais deficiências estão na educação, infraestrutura e gestão do gasto e receitas públicas. Também precisam ser revigorados os padrões de produtividade, inovação e competividade da economia. Além disso, a sustentabilidade pode e deve ter uma maior articulação com a política de desenvolvimento e uma mudança profunda precisa ser promovida na inserção externa brasileira", afirmou o instituto no documento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES