Mensalidades escolares terão reajustes de 11% na rede privada em Teresina

Mensalidades escolares terão reajustes de 11% na rede privada em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As mensalidades das escolas particulares subiram muito acima da inflação em 2014. Para o próximo ano, a expectativa é de que o aumento ultrapasse os 10%. De acordo com Kleber Ibiapina, presidente do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Teresina, as escolas já começaram a elaborar o reajuste, analisando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC. Todo mês o IBGE divulga os índices do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) e os itens e subitens que o compõem.

No item “Educação”, que inclui um subitem “cursos regulares”, é possível acompanhar a evolução dos preços das mensalidades de creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação. Neste ano, segundo Kleber Ibiapina, o aumento ficou na média de 12%. “Mas algumas escolas de Teresina aumentaram até 16%. Em 2015, o aumento deve ser entre 10 e 11%”, relata o presidente ao frisar que o problema dos grandes aumentos é devido a não atuação da Associação dos Pais. “Ela não atua. Qualquer aumento do valor da mensalidade deverá ser demonstrado para o consumidor por meio de uma planilha de custos. E isso deveria ser cobrado pela Associação”, acrescenta.

De acordo com a lei que regulamenta o reajuste da mensalidade escolar (Lei nº 9.870), não há um índice a ser seguido pelas escolas. O aumento fica a critério de cada instituição de ensino. No entanto, o valor do reajuste deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser realizado uma vez no período de 12 meses. No momento do reajuste, as escolas levam em conta no reajuste critérios como: aluguel, folha de pagamento, gastos de água e energia e etc. Ainda segundo a lei que regulamenta o reajuste da mensalidade escolar, a planilha de custo ou a justificativa do aumento, juntamente com o valor da nova mensalidade, termos do contrato e número de alunos por sala/classe deverão ser afixados em local visível e de fácil acesso na escola, 45 dias antes do prazo final para a realização da matrícula.

Veja mais sobre Economia no meionorte.com

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES