Mercadão em Fortaleza será modelo no País

Mercadão em Fortaleza será modelo no País

Mercadão em Fortaleza será modelo no País | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Trata-se de uma iniciativa pioneira, de grande alcance econ?mico e social, e que dever? se expandir para outros Estados, principalmente por envolver uma economia solid?ria?. A avalia??o ? do ministro da Integra??o Nacional, Geddel Vieira Lima, ao visitar, ontem, o Mercad?o do Produtor, localizado no bairro do Pici. O ato aconteceu antes de participar de outros compromissos no Estado, sendo o principal a assinatura de conv?nios para investimentos em obras de infra-estrutura para o Cear?, a ser constru?das pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Segundo Geddel, o grande m?rito do Mercad?o ? o fato de ?eliminar a figura nociva do atravessador?, servindo como um modelo a ser seguido para outros centros do Pa?s.

Ele constatou que alguns produtos representam uma redu??o em at? 50% no pre?os de produtos para o consumidor, como ? o caso do peixe vivo.

O ministro disse que encaminhar? estudos para que iniciativas semelhantes sejam aplicadas em Estados onde s?o mantidos per?metros irrigados, especialmente os que contam com estrutura h?drica do Dnocs, com atua??o em dez Estados brasileiros.

Al?m disso, o ministro acenou para a experi?ncia tamb?m ser utilizada por produtores, que mant?m v?nculos com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do S?o Francisco (Codevasf), ?rg?o tamb?m mantido pelo Minist?rio da Integra??o Nacional.

?Minha impress?o da iniciativa ? a melhor poss?vel, porque vejo um trabalho importante e que dever? replicar em outros Estados, pelo car?ter inusitado do com?rcio acontecer de forma direta entre o produtor e o consumidor?, disse Geddel.

Ainda no Mercad?o, ele conversou com produtores e t?cnicos do Dnocs, para se informar sobre o movimento de vendas e a rela??o de custo e benef?cios de produtos inusitados. Entre os temas salientados pelo ministro est?o o com?rcio de peixes t?picos da Amaz?nia, como por exemplo, o pirarucu, que ? criado em cativeiro e comercializado ainda vivo, a exemplo do que se faz, de forma mais intensiva, com a til?pia.

O ministro esteve acompanhado do secret?rio de infra-estrutura do Minist?rio, Jo?o Santana, diversos membros do primeiro escal?o do Dnocs, o diretor-geral, Elias Fernandes; a diretora de infra-estrutura Cristina Peleteiro; o de produ??o, Felipe Cordeiro e de administra??o, Albert Gradvhol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES