Mercado prevê nova elevação para a taxa Selic; veja os impactos!

A taxa Selic deve continuar crescendo ao longo de 2022, com a perspectiva de fechar o ano a 11,75%. A última vez que um ano se encerrou próximo deste nível foi em 2017.

Elevação da taxa Selic para os próximos meses | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa Selic deve continuar crescendo ao longo de 2022, com a perspectiva de fechar o ano a 11,75%. É o que avalia o Banco Central,  no primeiro Boletim Focus de 2022, periódico semanal que traz previsões importantes dos índices econômicos  como o câmbio, IPCA e IGP-M. A última vez que um ano se encerrou próximo deste nível foi em 2017.  

A elevação ou queda da taxa Selic é realizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a cada 45 dias. Na última reunião realizada em dezembro de 2021, o Copom elevou a taxa básica de juros para 9,25% ao ano. Esse foi o sétimo reajuste consecutivo na taxa Selic, depois de passar seis anos sem elevação.

Taxa Selic deve acabar o ano de 2022 com dois dígitos | FOTO: Shutterstock 

Neste ano, vão acontecer 8 reuniões do Comitê, sendo a primeira delas nos dias 1 e 2 de fevereiro.

Impactos da elevação da Taxa Selic

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).  Em períodos de queda da taxa Selic, o crédito se torna mais acessível, estimulando o consumo da população. Contudo, juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo, além de dificultar a recuperação da economia.

O problema de ter a taxa Selic com valores acima de dois dígitos é que as coisas ficam mais caras, prejudicando principalmente a população mais pobre. Neste ano, o salário mínimo foi reajustado apenas levando em consideração a inflação, sem receber um aumento real. 

Com informações de Terra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES