Mesa Diretora da Câmara reduz de 65 para 33 emendas à PEC da CPMF

Mesa Diretora da Câmara reduz de 65 para 33 emendas à PEC da CPMF

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os consultores da Secretaria-Geral da Mesa da C?mara dos Deputados conseguiram reduzir o n?mero de emendas encaminhadas ? PEC (proposta de emenda constitucional) que prorroga a CPMF (Contribui??o Provis?ria sobre Movimenta??o Financeira) de 65 para 33. J? os dez destaques foram mantidos embora seis possam ser retirados pelos autores. Isso deve acelerar a conclus?o da vota??o da PEC na Casa.

Segundo os t?cnicos que realizaram o trabalho de an?lise na tarde desta segunda-feira, a redu??o no n?mero de emendas foi poss?vel porque foram avaliados os termos constitucionais e eventuais equ?vocos. De acordo com os consultores, foram retiradas de pauta as emendas repetidas ou que continham erros.

No entanto, algumas medidas pol?micas foram mantidas, como a encaminhada pelo PSDB. Nela, os tucanos sugerem o fim da cobran?a da CPMF, mantendo o texto atual da Constitui??o que determina a suspens?o da cobran?a da contribui??o depois do dia 31 de dezembro.

Se houver acordo entre lideran?as, as vota?es poder?o ganhar agilidade. Mas o regimento interno da C?mara exige que todas as propostas que sugerem altera?es parciais e at? globais no texto principal devem ser votadas nominalmente quando cada deputado manifesta sua posi??o.

No esfor?o de ganhar tempo e assegurar que a vota??o do primeiro turno da CPMF seja encerrada esta semana, Chinaglia marcou seis sess?es extraordin?rias. S? amanh? est?o previstas duas: 12h e 17h.

Em busca de afinar o discurso dos aliados, o l?der do governo na C?mara, Jos? M?cio Monteiro (PTB-PE), re?ne-se amanh? com as lideran?as das legendas que ap?iam o Pal?cio do Planalto.

No entanto, o DEM e PSDB prometem manter a obstru??o durante toda a semana. Mas com um n?mero menor, os oposicionistas podem ser vencidos pelos governistas.

Ultrapassada a primeira fase de vota??o, a C?mara seguir? para an?lise da PEC em segundo turno. Aprovada pelos deputados, a proposta segue para a aprecia??o e vota??o dos senadores. Tamb?m no Senado a medida tem de ser submetida a duas etapas de vota??o. A expectativa ? que isso ocorra em novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES