Microempresas abriram 293,2 mil postos de trabalho

Por outro lado, as médias e grandes empresas extinguiram 193,6 mil vagas no mesmo período.

Empregos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É inegável que os dois últimos anos têm sido difíceis. No entanto, segundo Carlos Jorge, gerente da Unidade de Gestão do Sebrae no Piauí, nem tudo é tragédia. Afinal, os grandes problemas mundiais, como a Covid-19, trazem aprendizado.

No cenário de pandemia, ficou claro que as micro e pequenas empresas movimentaram o mercado. De acordo com Carlos Jorge, elas fecharam 2020 com o saldo positivo de 293,2 mil postos de trabalho abertos. "O setor, que acumulava saldo negativo até o mês de outubro, se recuperou e reverteu a perda de postos de trabalho causada pela pandemia", comenta.

Já as médias e as grandes empresas extinguiram 193,6 mil postos de trabalho. Com isso, o saldo final foi de 142,7 mil empregos gerados no país durante o ano, demonstrando mais uma vez a importância dos pequenos negócios na economia brasileira.

Carlos Jorge informa que em dezembro de 2020, as micro micro e pequenas empresas do comércio foram as que lideraram a criação de novos empregos, gerando 48 mil novas vagas; seguidas pelos negócios do setor de serviços, que geraram 16,4 mil vagas. 

"Nos demais setores de atividade, as micro e pequenas registraram perdas. Já no resultado anual, as empresas do setor que mais geraram empregos foram as de construção civil, com 136,5 mil empregos, 46,6% do total de empregos criados por todas no ano".

Para compreender melhor esse cenário, Carlos Jorge diz que o impacto da pandemia no comportamento online das pessoas ajuda entender quais setores e empresas foram mais e menos afetados do início da pandemia até o presente momento. 

"O setor aéreo, foi um dos que mais sofreu neste cenário. Por outro lado, os serviços que ajudam no trabalho em casa e no entretenimento se destacaram positivamente neste cenário. Já entre os segmentos com maior impacto positivo durante essa pandemia estão as plataformas de trabalho remoto (ex: zoom) e os serviços de streaming (ex: Netflix). Com certeza essa é uma tendência que  deve se manter em alta mesmo após a pandemia. Também o delivery de comida, supermercados, farmácias, petshops, serviços de saúde e serviços automotivos estão entre os negócios menos afetados com a pandemia, principalmente por serem considerados serviços essenciais", disse. 

Outro destaque foi o crescimento de 68% nas vendas através do comércio eletrônico em comparação com 2019, elevando a participação do e-commerce no faturamento total do varejo, que passou de 5% no final de 2019 para um patamar acima de 10% em alguns meses do ano passado.

Carlos Jorge diz que pequenas e micro tiveram saldo positivo na geração de emprego

Adaptação ao 'novo normal' determinará o sucesso em 2021

Diante da situação de pandemia ainda não controlada, Carlos Jorge diz que o cenário é incerto. "A criação de novos negócios será fundamental para impulsionar a recuperação econômica no próximo ano. Além disso, toda crise tem suas oportunidades, e quem entender primeiro as novas necessidades do consumidor vai sair na frente em 2021", informa.

Os negócios em alta para 2021 são aqueles capazes de se adaptar ao “novo normal” e prosperar em um mundo pós-pandemia. Logo, quem pensa em abrir um negócio daqui pra frente, pode fazer parte dos brasileiros que vão impulsionar a retomada da economia e explorar a nova realidade do mercado. 

"Os negócios em alta para investir em 2021 estão ligados a setores como tecnologia, delivery e vida saudável — um reflexo dos novos hábitos de consumo pós-pandemia", diz Carlos Jorge. 

Pequenos negócios geraram mais empregos para o Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES