Mulheres dominam o setor de microempreendedorismo no Brasil

Elas levaram a maior parte do valor concedido por meio do programa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER
Lugar de mulher é onde ela quiser. Por isso, elas ocupam espaço em diversas profissões e querem mais: empreender e abrir seu próprio negócio. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE mostra que, em 10 anos, o número de mulheres empreendedoras subiu 18%, enquanto o de homens apenas 8%. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), tem contribuído para a realização do sonho dessas mulheres. Só no primeiro trimestre de 2015, elas levaram 62,31% do valor de crédito concedido. E, em 2014, elas corresponderam a 63,87% do público que recorreu ao programa.

Francisca Gomes de Araújo Gonçalves, moradora de Ceilândia Sul, no Distrito Federal, é um exemplo do que os números mostram. Quando iniciou seu negócio de venda de cosméticos em 1999, conseguiu seu primeiro empréstimo por meio do Programa Providência, instituição operadora de microcrédito, o que possibilitou a compra dos produtos à vista, com desconto, para venda direta na própria residência. "Os empréstimos bancários têm juros muito altos e o microcrédito é um parceiro para a família. Aqui em casa, meu esposo também é microempreendedor, graças ao microcrédito", destaca.

O microcrédito, além de possibilitar a conciliação da vida familiar com a profissional, pode contribuir com projetos solidários para a geração de renda. A catarinense Nilséia Calisto, em 2004, apenas com a ajuda do esposo, percorria as ruas de Navegantes, em Santa Catarina, coletando materiais recicláveis. Com o empréstimo do PNMPO, a empreendedora conseguiu comprar uma carroça e expandir seu negócio. "Para nós foi tudo. Foi a realização do nosso sonho. Se não tivesse tido o crédito, a gente não teria nada", conta Nilséia, ressaltando a importância do financiamento do MTE para a expansão do negócio que, além de melhorar a renda e a qualidade de vida da família, hoje possibilita ainda ajudar outras 19 famílias e cerca de 140 pessoas que integram a Associação de Agentes de Reciclagem de Navegantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES