No comércio, apenas 28% frenquentam sala de aula, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem revelou que o excesso de trabalho dos comerciários faz com que poucos consigam tempo para estudar.

Centro de Teresina. | Arquivo Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apenas 28% dos comerciários de Teresina estudam, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem que foi divulgada quarta-feira pelo Sindicato dos Comerciários. De acordo com os dados do estudo, 72% da categoria não frequentam nenhuma escola ou faculdade.

A jornada de trabalho é apontada pelos comerciários como o principal motivo desse baixo índice de trabalhadores estudando. Segundo eles, muitas empresas não respeitam a legislação e obrigam seus funcionários a trabalharem mais do que a jornada permite, o que é responsável por tomar grande parte do tempo que seria usado para o aperfeiçoamento. A pesquisa mostra ainda que 87% dos comerciários da capital não recebem auxílio educação da classe patronal.

?Nós estamos com estes dados em mãos, agora o próximo passo é conversar com a classe patronal, para que possamos conseguir melhoras para a categoria. Nós vamos ter uma reunião com a classe patronal na sexta-feira, para discussão da nossa campanha salarial, e já vamos adiantar estas questões. Escolhemos realizar a pesquisa nessa data justamente porque é próximo da data-base e é quando temos a oportunidade de estar em contato com os patrões?, pontuou o presidente do Sindicato dos Comerciários, José Pereira.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de abril, no comércio da área central da cidade, da zona Leste, da zona Sudeste, na área da Avenida Miguel Rosa, da Avenida Barão de Gurgueia, nos shoppings da cidade, nos supermercados e farmácias de Teresina. No total, foram ouvidos 300 comerciários.

Comerciários são vítimas de preconceito

Um dos maiores problemas, segundo membros do sindicato, apontado na pesquisa é o preconceito sofrido por alguns grupos dentro do comércio em Teresina. O estudo mostra que negros, homossexuais e mulheres se sentem discriminados no seu ambiente de trabalho.

Mais de 35% das pessoas responderam que existe preconceito de cor no ambiente de trabalho do comércio da capital. 46% não concordam que funcionário homossexual é tratado como o heterossexual. Quanto às mulheres comerciárias, mais de 30% delas concordam que sofrem preconceito no seu ambiente de trabalho.

?Nós realizamos esta mesma pesquisa em 2010 e vemos que muitas coisas melhoraram, mas outras não. A discriminação é um dos resultados mais graves da pesquisa. Vemos que o negro, homossexual e a mulher sofrem com o preconceito. No caso das mulheres, nós percebemos que isso acontece principalmente com aquelas que ficam grávidas. Elas são perseguidas e, em alguns casos, acabam sendo demitidas depois de darem à luz?, denunciou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES