Lei das empregadas domésticas pode transformar a sociedade

O serviço doméstico está presente em apenas 10% dos lares brasileiros

O desafio é grande | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equiparação de direitos de um universo de quase 7 milhões de domésticos ao restante dos trabalhadores do país tem potencial de desencadear uma onda de avanços na sociedade brasileira, se houver pressão nas empresas, no governo e dentro das famílias. Mesmo o serviço doméstico estando presente em apenas 10% dos lares brasileiros, o aumento de custo com os novos direitos pode levar essas famílias, concentradas na classe média, a reivindicar mais creches, que só alcançam 20,8% das crianças de até 3 anos, mais escolas em tempo integral e divisão igualitária das tarefas da casa.

O desafio é grande. Escolas em tempo integral representam pouco mais de 8%, parcela considerando somente as públicas. Entre as particulares, 1,9%. Somente 8% das grandes empresas brasileiras oferecem creche nos locais de trabalho. As mulheres gastam mais que o dobro do tempo do homem nos afazeres domésticos. O grau de automação doméstica ainda está distante de países mais desenvolvidos socialmente. Este é o momento de fazer pressão.

Pelas previsões dos analistas, o contingente desses trabalhadores tende a cair drasticamente nos próximos anos. De 2009 para 2011, 556 mil deixaram o serviço doméstico no Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad). Especialistas são unânimes em comemorar a igualdade de direitos num processo sem volta de modernização e formalização da sociedade brasileira, que vai carregar esse contingente de domésticas, que ainda ainda lutam para fazer valer seus direitos: a carteira assinada, obrigatória desde 1973, só alcança 30,7% delas, metade da média do mercado. E, em metrópoles como Recife e Salvador, o salário não chega ao mínimo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES