Número de declarações do IR é 12,6% menor em relação à 2009

A Receita Federal do Brasil recebeu 124.620 declarações. Foram 1.751.778 downloads do programa gerador e 734.335 downloads do programa Receitanet

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A correria para fazer parte do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010, ano-base 2009, motivou quase 125 mil pessoas a entregarem a declaração de ajuste anual no primeiro dia para entrega da prestação de contas, 1º de março.

A Receita Federal do Brasil recebeu 124.620 declarações. Foram realizados 1.751.778 downloads do programa gerador e 734.335 downloads do programa Receitanet, que já havia sido liberado na semana passada e é utilizado apenas para transmitir a declaração. A expectativa é que, até o fim do prazo que se encerra às 23h59m59s do dia 30 de abril, sejam encaminhadas ao fisco 24 milhões de declarações.

De acordo com o consultor do Cenofisco ? Centro de Orientação Fiscal, Lázaro Rosa da Silva, o número desse ano representa uma queda de 12,6% em relação a 2009, quando 142, 6 mil contribuintes prestaram contas na data de abertura do prazo para o acerto de contas com o Leão. ?Os 124.620 documentos entregues correspondem a apenas 0,51% da marca que a Receita quer alcançar?, disse.

Problemas

Nas primeiras horas da manhã do período de entrega, o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ficou sobrecarregado e o programa de preenchimento da declaração chegou a ficar indisponível. O órgão declarou que às 10 horas o problema já estava resolvido mas, pela alta demanda, acredita que pode voltar a ter instabilidade no sistema.

Isentos a partir de 60 anos

Os contribuintes aposentados e pensionistas que têm mais de 60 anos e recebem rendimentos da Previdência Social poderão, a partir do ano que vem, ficar isentos do Imposto de Renda sobre parte desses valores. A mudança, fruto do projeto PLS 187/04 do senador César Borges (PR-BA), foi aprovada ontem em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O benefício, que ainda precisa ser aprovado pela Câmara, valerá para quem ganha até R$ 1.499,15.

O advogado tributarista do Cenofisco ? Centro de Orientação Fiscal, Lázaro da Silva, declarou que o Estatuto do Idoso já prevê redução do IR para quem acolher um idoso (Lei n.º 10.471 de 2003) . ?Porém, por falta de regulamentação, isso não é colocado em prática?.

Risco de financiar a restituição

Quem têm direito à restituição do IR deve analisar com cuidado os empréstimos que os bancos oferecem, como forma de antecipar a restituição. Quem aconselha é o consultor do Cenofisco ? Centro de Orientação Fiscal, Lázaro Rosa da Silva. ?Vale lembrar que a Receita Federal libera o dinheiro em sete lotes consecutivos, entres os meses de junho e dezembro. Quem devolver o empréstimo no primeiro lote pagará um juro menor do que quem receber em novembro ou dezembro, por exemplo?.

Ele acrescentou ainda, antes de optar pelo empréstimo, é necessário analisar os prós e os contras. Silva lembra que o valor a ser restituído é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic. ?Isso sem contar que também há chance da declaração cair na malha fina, o que impedirá a liberação do dinheiro a ser restituído no prazo que o contribuinte pensou em receber. Com isso, o banco cobrará o empréstimo de qualquer maneira, no prazo estabelecido previamente e em parcela única, seja ou não na data da restituição?, finalizou.

O CENOFISCO - Centro de Orientação Fiscal atua há mais de 25 anos na divulgação de informações tributárias voltadas às esferas municipais, estaduais e federal. Para atender seus clientes conta com uma equipe de técnicos e consultores formada por profissionais especializados em legislação tributária, trabalhista, previdenciária, contabilidade, auditoria e todos os aspectos da área fiscal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES