Ovos de Páscoa chegam às lojas até 10% mais caros, o dobro da inflação

Os ovos da Lacta, por exemplo, que produziu 28 milhões de produtos, subiram em média 10% na comparação com o ano passado

Ovos de Páscoa chegam às lojas até 10% mais caros | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ovos de Páscoa vão chegar às lojas e supermercados até 10% mais caros neste ano, segundo os fabricantes.

Para efeito de comparação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de março de 2013 (mês da Páscoa no ano passado) até janeiro deste ano foi de 4,96%.

Nesta terça-feira (18), as empresas anunciaram as novidades para a data no Salão de Páscoa, promovido em São Paulo pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Dólar impacta cacau, embalagem e brinde

Segundo os fabricantes, o principal motivo do aumento de preços foi a alta do dólar, que teve impacto no valor do cacau (cotado na Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos) e do petróleo (matéria-prima de boa parte das embalagens).

Os ovos da Lacta, por exemplo, que produziu 28 milhões de produtos, subiram em média 10% na comparação com o ano passado, segundo o gerente de marketing, Maykon Vieira.

As fabricantes de chocolates Top Cau e Munik preveem alta entre 8% e 10% nos preços.

Todos os anos, a Top Cau aposta com força em licenciamentos de personagens infantis e brindes para as crianças. O dólar tem impacto direto nos preços também por causa desses brindes, que são todos importados da China, diz Alaís Fonseca, gerente de marketing da empresa.

O Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, informa que seus produtos vão chegar às lojas de 6% a 7% mais caros. A empresa diz que tentou absorver parte do aumento nos preços das matérias-primas e não repassou tudo ao consumidor final.

Nestlé, Garoto e Cacau Show também dizem que os preços vão subir menos do que a média. No caso da Nestlé, o aumento médio nos preços dos ovos em 2014 foi de 5,5%; a Garoto reajustou os valores em 5%, em média; e a Cacau Show fala em aumento médio de 4%.

Expectativa é de aumento de até 30% nas vendas

Apesar da alta dos preços, os fabricantes de chocolates esperam crescimento nas vendas neste ano, sobretudo por causa do aumento do consumo da nova classe média brasileira.

A expectativa do Grupo CRM (Kopenhagen e Brasil Cacau) é vender 30% mais do que em 2013. A Cacau Show prevê alta de 24% nas vendas, e a Munik, de 20%.

A Garoto, que renovou 100% do portfólio de Páscoa para oferecer apenas produtos associados à Copa do Mundo (a marca é uma das patrocinadoras oficiais do evento), espera faturar 10% mais neste ano, na comparação com a Páscoa do ano passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES