Para especialistas, PIB per capita deverá ficar estagnado neste ano

Depois de avançar, em média, 2,2% ao ano no primeiro mandato de Lula e 3,6% no segundo, o PIB per capita vai registrar um crescimento anual de 0,8%

Atividade mais fraca é principal motivo para desaceleração do PIB | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O PIB per capita, que é a soma de bens e serviços produzidos no país dividido pela população, deve ficar estagnado no Brasil este ano, projetam bancos e consultorias ouvidos pela Folha.

Depois de avançar, em média, 2,2% ao ano no primeiro mandato de Lula e 3,6% no segundo, o PIB per capita vai registrar um crescimento anual de apenas 0,8% no governo Dilma, conforme dados do IBGE compilados pela consultoria MB Associados.

Esse indicador é criticado por desconsiderar a desigualdade social, mas funciona como uma referência da produtividade da economia e ajuda a explicar o pessimismo que tomou conta do país, particularmente dos empresários.

A atividade mais fraca é o principal motivo para a desaceleração do PIB per capita, já que a população vem crescendo cerca de 1% ao ano.

Dilma deve fechar seu mandato com o pior ritmo de crescimento da economia desde Fernando Collor.

A maior parte da conta da desaceleração do PIB per capita está sendo paga pelas empresas, cujos lucros estão em queda. A renda do trabalhador também cresce mais devagar, mas acima do ritmo do PIB per capita graças aos reajustes do salário mínimo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES