Parlamentares estudam criação de Supersimples para domésticas

A PEC das domésticas está angustiando todos os segmentos envolvidos.

Parlamentares estudam criação de Supersimples para domésticas. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A criação de um Supersimples para domésticas vai começar a ser discutida pelo Congresso Nacional. Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RR), com a entrada em vigor da lei que amplia os direitos das domésticas, a ideia é criar um instrumento que possa facilitar a vida de empregadores e empregados, unificando os tributos da categoria.

Segundo Jucá, os detalhes da proposta vão ser discutidos, mas a intenção é que ainda este mês seja apresentada uma solução. Para o senador, a PEC das domésticas está angustiando todos os segmentos envolvidos e precisa ser equacionada com a simplificação e a desoneração tributária e com a garantia de emprego.

"A igualdade que é algo buscado e que é justa precisa ter os desdobramentos necessários para não gerar um impacto negativo. Hoje há uma preocupação grande e uma possibilidade de demissão, de transformação de empregados fixos em diaristas. Há uma preocupação grande dos empregadores em como fazer as contribuições e os recolhimentos", justificou.

Além dessa proposta, a regulamentação de outros direitos garantidos pela PEC das Domésticas, como o pagamento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e jornada de trabalho, serão os primeiros itens da pauta de uma Comissão Mista instalada hoje para consolidar a legislação brasileira e regulamentar dispositivos da Constituição.

O grupo, que tem o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) como presidente e o senador Romero Jucá como relator, foi criado para trabalhar em três frentes: a primeira quer fazer a regulamentação de leis que ainda estão pendentes. Outra, vai trabalhar para extinguir normas que estão em desuso e, por último, será feita a consolidação, a simplificação e a transparência de toda a legislação brasileira.

Segundo o senador Jucá estima-se que o Brasil tenha, pelo menos, 100 dispositivos constitucionais que ainda dependem de regulamentação. Além da PEC das domésticas, a lista também inclui a lei de greve. Para começar o trabalho, os parlamentares vão aproveitar levantamentos feitos pela Casa Civil, Ministério da Justiça e pelo deputado Vaccarezza, quando presidiu um grupo de trabalho na Câmara com o mesmo objetivo, em 2007. O deputado lembrou que na época foram identificados mais de 183 mil dispositivos legais, milhares deles obsoletos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES