Páscoa movimenta economia no Piauí e vai muito além dos ovos de chocolate

Além do aumento na venda de chocolates, o comércio tem um outro item muito buscado nessa época: o bacalhau. O peixe é preparado como uma tradição por diversas famílias na Sexta-feira Santa

peixe | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Próximo da Semana Santa, o ramo comercial se mostra otimista ao período pela grande movimentação econômica. Em principal, o setor alimentício, onde a tradição religiosa substitui alguns alimentos, como a carne por frutos do mar, na mesa das famílias.

Frutos do mar tem aumento nas vendas durante o período da Semana Santa  - Fotos: Divulgação

Após as restrições e o impacto econômico causado pela pandemia da Covid-19, os empresários esperam ótimas vendas, porém com crescimento de forma gradual. A semana de Páscoa leva os consumidores à procura de alimentos como peixes, ovos, azeite, vinhos, entre outros, mas sempre pensando no ‘bolso’.

Nesse sentido, as empresas auxiliam seus clientes com ofertas no produto que possui o dobro de vendas no feriado, o peixe. Esse é o caso da empresária do Lojão do Peixe, Marinalda Oliveira, que está atenta ao mercado consumidor da Semana Santa e acredita que mesmo com o momento financeiro que o país sofre, a procura pelo gênero alimentício deve aumentar.

“Espera-se que o mercado reaja a partir da semana que antecede a Semana Santa, mas por enquanto, dentro desse mercado, mesmo sendo um período de quaresma, o mercado ainda está lento. Consequência do poder aquisitivo do brasileiro, que se encontra baixo”, relatou.

Marinalda Oliveira, proprietária do Lojão do Peixe fala com otimismo sobre aumento de vendas 

Dentre os peixes mais procurados durante a celebração da Semana Santa, outras vertentes ganharam espaço no mercado. “O peixe que os piauienses e maranhenses mais procuram é a pescada amarela. Atualmente os consumidores procuram outras vertentes, como o filé de minguado”, explicou a empresária.

Consumidores não abrem mão dos alimentos tradicionais

Na visão dos consumidores, os preços seguem subindo, seja da carne ou de substitutos na semana de feriado, porém a tradição e pensamento de economia seguem firmes. O mesmo se aplica a diarista Edite Silva, que não abandona alimentos tradicionais do período. “Realmente está difícil encontrar um substituto para a carne na Semana Santa, mas não vou abandonar o costume, mas pesquisar ainda mais por alimentos que estejam baratos”.

Bacalhau é uma dos produtos mais procurados por consumidores nessa época do ano 

Várias estratégias são adotadas pelos comerciantes a fim de moldar o cliente em continuar adquirindo peixes em diversas opções no mercado, garantindo melhores preços e qualidade. “Nós do  Lojão do Peixe Premium, temos trabalhado com muitas ofertas, combos, para auxiliar os consumidores nesse momento de crise”, finalizou Marinalda. O objetivo é alinhar o preço com mais opções de vendas para que clientes possam substituir produtos menos acessíveis.

Vinhos fazem parte da tradição no período de Páscoa

Outros produtos sofrem com aumento de preços, mas não deixam de estarem presentes nas celebrações dos piauienses e possuírem variadas ofertas e promoções. Os vinhos são um importante exemplo, os mesmos compõem a tradição e são consumidos de diversas maneiras, além de serem ótimos presentes.

Maryanne Pacheco, empresária e sommelier na capital, segue contando com o bom rendimento no período de Páscoa, mas contendo investimentos adicionais por conta da instabilidade do mercado. A profissional assegura a grande procura por vinhos durante o mês. “Pelo fato de termos em nosso estado e país um grande número de católicos, esses dão preferência a vinhos nesse período”.

Empresária Maryanne Pacheco é dona de empório de vinhos e espumantes em Teresina 

A empresária ainda disponibiliza ofertas e combos acessíveis para os consumidores, dando mais opções a fim de atrair o público.

Cada celebração impulsiona um setor específico, ou uma gama de empreendimentos, com a Semana Santa vários ramos comerciais viabilizam seu crescimento. Mesmo com a alta dos preços, às famílias visam comemorar o período, porém a necessidade da pesquisa por um melhor custo benefício é imprescindível.

Cestas de bebidas são opções de presentes para familiares 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES