Pequenos fabricantes ficam preocupados após caso Ades

Caso Ades causa preocupação em fábricas de pequenas empresas

Pequenos produtores | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Casos de contaminação de alimentos e bebidas por produtos de limpeza ?como o do suco Ades, na última semana, e do achocolatado Toddynho, em 2011? chamam a atenção para a importância de indústrias do setor alimentício terem processos produtivos de qualidade.

Na indústria, e principalmente nas micro e pequenas empresas, os tipos mais comuns de contaminação são microbiológicas, físicas e químicas. Para reduzir os riscos desses tipos de contaminações, os cuidados devem começar pelo uniforme dos operadores que atuam diretamente com o alimento.

Segundo o pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), André Bonnet, são necessárias toucas, camisas e calças de cor clara com velcros e sem botões (para que não caiam sobre os alimentos) e botas plásticas brancas.

Para o especialista, o uso de luvas deve ser avaliado com cautela porque o acessório pode ser um transmissor de resíduos maior do que as mãos nuas higienizadas. O motivo é que os funcionários acabam esquecendo de trocá-las ou higienizá-las caso toquem em outros equipamentos, ou até mesmo no rosto, durante a manipulação do alimento.

As unhas dos empregados precisam estar curtas e sem esmaltes. É proibido o uso de adornos, como brincos, colares, pulseiras ou anéis. No entanto, de acordo com o pesquisador, a empresa não pode obrigar o funcionário a retirar uma aliança de casamento.

"Na prática, a aliança é um adorno, mas legalmente é um símbolo de família protegido por Lei. A empresa deve prover incentivos que favoreçam a retirada voluntária das alianças por parte dos empregados", diz.

Limpeza de equipamentos

Na hora de limpar equipamentos e máquinas que têm contato direto com os alimentos, a atenção maior deve ser com cantos e extremidades que possam acumular sujeira.

A limpeza das máquinas, em geral, é feita de duas formas. No primeiro, as partes são desmontáveis e a higienização é feita manualmente. No segundo, os produtos de limpeza são adicionados e a máquina é colocada para "rodar", só que sem os alimentos.

O recomendável é que as superfícies em contato com o alimento sejam lisas para facilitar a higienização e evitar o acúmulo de resíduos. O enxágue deve ser feito com água potável (apropriada para o consumo).

Os detergentes usados na limpeza não podem conter perfume ou odor. "Produtos deste tipo podem propiciar odorização não característica ao alimento a ser produzido", declara Bonnet.

Teste de qualidade

A realização de testes de qualidade é obrigatória, mas, como alguns resultados não são imediatos, o produto pode chegar contaminado ao mercado. As empresas alegam que reter o produto até que os resultados sejam confirmados, pode comprometer o prazo de validade da mercadoria.

Segundo a pesquisadora do laboratório de microbiologia e controle alimentar da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Letícia Casarin, quando a empresa identifica uma contaminação antes da comercialização do produto, ela deve reter todo o lote com problema e investigar as causas para evitar novas falhas.

No entanto, quando a contaminação não é percebida e o produto vai para o mercado, a legislação exige que a própria empresa recolha do mercado todos os produtos com problema.

"A empresa deve ter [para estas situações] um programa de recolhimento que utilize todos os recursos necessários para alertar os consumidores, inclusive a divulgação na mídia", afirma a pesquisadora.

COMO PROCEDER

1 Escolha do uniforme

Toucas, camisas e calças de cor clara com velcros e sem botões, botas plásticas brancas são indispensáveis.

2 Uso de adornos

São proibidos colares, brincos, pulseiras e anéis. No entanto, a empresa não pode obrigar o funcionário a retirar a aliança, por exemplo, por se tratar de um símbolo da família protegido por Lei.

3 Limpeza de equipamentos

Nas máquinas que tenham contato direto com o alimento, os cantos e extremidades que possam acumular sujeira merecem cuidado especial. As superfícies devem ser lisas para facilitar a limpeza e o enxágue, feito com água potável.

4 Produtos sem perfume

Detergentes com odor artificial, utilizados na limpeza de equipamentos, podem transferir o cheiro para os alimentos. O melhor é optar por produtos sem perfume.

5 Teste de qualidade

Quando o teste de qualidade apontar contaminação, o lote inteiro deve ser retido. Caso a contaminação seja descoberta quando o produto já estiver no mercado, é obrigação da empresa recolher todo o lote e avisar os consumidores sobre o problema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES