Personagens deixam o caderno escolar até 300% mais caro

Produtos mais simples e compras no atacado podem aliviar o bolso dos pais

Pais devem estar atentos a qualidade dos produtos | Getty images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os personagens infantis prometem ser os grandes vilões dos pais na hora de comprar o material escolar neste ano. Com um repasse de 8% no valor, os produtos podem ficar ainda mais caros, dependendo da qualidade do acabamento, da decoração e do personagem licenciado.

No caso do caderno escolar a variação chega a 300% no valor. Por exemplo, um caderno simples, de 100 folhas, de 56 gramas, com espiral de arame e capa mole custa, em média, R$ 2. O mesmo modelo, porém, com 200 folhas de 63 gramas, pautado, espiral duplo e personagem custa R$ 8.

A comparação foi feita a pedido do R7 por Antônio Sereno, diretor comercial da Rede Brasil Escolar, com 180 lojas no país. Segundo ele, existem em torno de 400 modelos de cadernos e a escolha por materiais licenciados, não somente o caderno, mas lápis, estojo e borracha, pode deixar a lista mais pesada para os pais.

- São modelos de qualidades diferentes. O consumidor não deve estar atento somente ao preço, mas também à qualidade do produto. Existem modelos que não são pautados [com a linha para escrever] e se desgastam ao longo do tempo na mochila.

O reajuste no preço do material escolar, no geral, vai ficar em 8%, segundo Antônio Martins Nogueira, diretor do Simpa (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região). O reajuste, assim como o das mensalidades, está bem acima da inflação ? que fechou 2010 em 5,91%.

Compras coletivas

Uma das alternativas do consumidor é a compra coletiva, quando aos pais juntam as listas e negociam direto na papelaria. Segundo Nogueira, os descontos podem chegar a 10% e o consumidor poderá escolher entre pagar à vista ou no crédito.

- Geralmente as papelarias trabalham com vendas à vista, mas os pais podem negociar um desconto. Muita gente ainda usa o cheque e, no caso de parcelamento, ele é mais bem recebido que o cartão, já que existe a taxa de 4% na maquininha.

A estimativa do setor é que as vendas cresçam mais de 10% em relação a 2009, com uma procura maior por produtos de maior qualidade, o que eleva o faturamento. Para Nogueira, os pais não devem encarar as compras como uma despesa no orçamento, mas como um investimento no futuro do filho.

Cuidados

Para Valéria Rodrigues Garcia, diretora de estudos e pesquisa do Procon-SP, os pais devem estar atentos à quantidade dos produtos comprados de forma coletiva.

- As pessoas que optam por comprar no atacado devem estar atentas à quantidade, já que há uma tentação em comprar mais do que precisa. Não pode cair na armadilha de comprar ?a mais? e guardar uma sobra. Essa época do ano é onde os preços estão mais altos e as famílias não podem se dar ao luxo de ter uma reserva de produtos em casa.

Para ela, o consumidor também deve estar atento ao prazo de garantia e ao estado de conservação do produto. No caso de falha, a troca deve ser feita imediatamente ou, no caso de produtos como mochilas, em até 30 dias.

- Os pais devem pegar uma nota fiscal discriminando a compra, com o código de identificação do produto, para não ter problemas na hora da troca. A qualidade sempre deve ser levada na conta, principalmente antes da compra, já que o uso dos produtos pode colocar a saúde da criança em risco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES