Pesquisas incrementa cerâmica do Piauí

A cerâmica vermelha foi citada pelo especialista como a de maior destaque no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como forma de incentivar a ind?stria piauiense, foi realizada, na manh? desta segunda-feira (7), no audit?rio da Federa??o das Ind?strias do Estado do Piau? (Fiepi), uma palestra sobre o Panorama da Ind?stria Cer?mica e sua Expans?o no Brasil e no Piau?, ministrada por Jos? Francisco Marciano Motta, especialista na ?rea. Ele ? diretor do Instituto de Pesquisa Tecnol?gica do Estado de S?o Paulo (IPT) e veio ao Piau? a convite do Instituto de Desenvolvimento do Piau? (Idepi) e do Servi?o Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

No encontro, que contou com a participa??o dos principais empres?rios do setor no Estado, al?m do diretor de Recursos Minerais do Idepi, Luiz Gonzaga Paes Landim, e ge?logos, foi apresentada a situa??o atual da ind?stria da cer?mica no Pa?s, e como o Piau? vem se enquadrando nesse contexto. De acordo com o palestrante Jos? Motta, a Regi?o Sudeste, mais precisamente S?o Paulo, ? a mais desenvolvida no setor de cer?mica do Pa?s. Ela representa 66% de tudo o que ? produzido e comercializado. Em seguida, vem a Regi?o Sul, com 25%, e depois as outras regi?es, inclusive o Nordeste, com 9%.

?O Nordeste vem crescendo, principalmente a Bahia, mas ainda ? da Regi?o Sudeste a maior fatia nesse neg?cio. O Piau? se destaca nesse cen?rio na comercializa??o da cer?mica vermelha, principalmente as telhas, mas ainda importa toda a cer?mica de revestimento que consome?, explicou o especialista.

A cer?mica vermelha, citada pelo especialista como a de maior destaque no Piau?, compreende aqueles materiais com colora??o avermelhada empregados na constru??o civil. S?o tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cer?micos e argilas expandidas, bem como utens?lios de uso dom?stico e de adorno. J? a de revestimento compreende aqueles materiais usados para revestimento de paredes, piso e bancadas, tais como azulejos, lajotas, placas ou ladrilhos para piso e pastilhas.

Pesquisa

De acordo com o diretor de Recursos Minerais do Idepi, Luiz Gonzaga Paes Landim, o Piau? sabe que tem potencial na ?rea cer?mica, assim como em outros produtos minerais. O que falta, segundo ele, s?o as pesquisas e investimentos necess?rios para alavancar todos eles. ?Essa reuni?o ? inicial para analisarmos a viabilidade da produ??o desse produto no Estado. Pretendemos contratar o IPT para elaborar todo o perfil t?cnico e econ?mico dos p?los cer?micos do Piau?, com destaque para as cer?micas nobres, ou seja, as cer?micas brancas?, afirmou.

Ele comenta que esse tipo de cer?mica ? bastante diversificado, compreendendo materiais constitu?dos por um corpo branco e, em geral, recobertos por uma camada transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca de massa, necess?ria por raz?es est?ticas e/ou t?cnicas. ?S?o as conhecidas lou?as sanit?rias, lou?a de mesa, isoladores el?tricos para alta e baixa tens?o, cer?mica art?stica e cer?mica t?cnica para fins diversos, tais como: qu?mico, el?trico, t?rmico e mec?nico?, explicita o diretor.

De acordo com Luiz Gonzaga Paes Landim, esse perfil t?cnico vai oferecer condi?es ao Estado de saber exatamente o que pode oferecer aos investidores de fora. Ou seja, o objetivo maior ? atrair ind?strias de cer?micas nobres para o Piau? e, com isso, movimentar o setor, trazer divisas e oferecer empregos. ?N?o adianta apenas falarmos que temos potencial, temos que provar, tecnicamente, que potencial ? esse e que ? lucrativo para uma grande empresa trazer seus neg?cios para c?, complementa o diretor.

De acordo com o presidente do Sindicato da Ind?stria de Cer?mica para Constru??o do Piau?, empres?rio Joaquim da Costa Filho, o Estado possui cerca de 80 empresas produtoras de cer?mica, de pequeno, m?dio e grande porte. Elas exportam cerca de 50% da produ??o, j? que metade do produto fica dentro do Piau?. O Estado que mais consome o produto piauiense, que ? de predomin?ncia de cer?mica vermelha, ? o Maranh?o. ?Mas j? exportamos para todo o Nordeste, e estamos chegando tamb?m a a



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES