Exclusivo Petistas preparam pressão a Campos Neto no Senado para redução dos juros

O painel de discussões com Campos Neto e Haddad está previsto para o próximo dia 27 de abril. Informações de bastidores dão conta de que os governistas querem 'colocar contra a parede' o presidente do BC.

Campos Neto é o presidente do Banco Central | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Às vésperas de debate no Senado - noticiado em primeira mão pelo blog Francy Teixeira do MEIONORTE.COM, que colocará frente a frente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), parlamentares petistas encamparam um movimento para fortalecer o arcabouço de cobranças, e consequentemente a pressão em caso de alta exorbitante de juros no país

Nesse sentido, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou um projeto que propõe alterações na Lei Complementar nº 179, de 24 de fevereiro de 2021, visando estabelecer a obrigatoriedade do Presidente do Banco Central do Brasil prestar esclarecimentos ao Senado Federal em casos de aumentos substanciais na taxa básica de juros. A proposta é uma resposta às recentes altas exorbitantes promovidas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que têm impacto significativo na economia e na trajetória da dívida pública.

Leia Mais

De acordo com o projeto, sempre que a taxa básica de juros estabelecida pelo Copom aumentar nominalmente, cumulativa ou não, pelo menos um ponto percentual, o Presidente do Banco Central será obrigado a comparecer pessoalmente ao Senado Federal em até trinta dias para prestar esclarecimentos sobre o impacto dessa decisão na trajetória da dívida pública e no custo de carregamento da dívida. O projeto ainda estabelece que o aumento da taxa de juros em um ponto percentual terá como termo inicial a data do último comparecimento do Presidente do Banco Central ao Senado Federal para prestar os esclarecimentos previstos na lei.

Na justificativa do projeto, o senador Rogério Carvalho argumenta que as decisões de alteração na taxa básica de juros têm efeitos importantes na economia e na dívida pública, e que o Senado Federal, como responsável por fixar os limites da dívida pública, deve avaliar essas decisões no contexto dos objetivos institucionais do Banco Central. O senador ainda ressalta que os recentes aumentos substanciais na taxa de juros foram excessivos, com a taxa básica de juros (Selic) passando de 2% ao ano em fevereiro de 2021 para 13,8% em fevereiro de 2023. Na visão do petista, esses aumentos têm impactos negativos na economia e no serviço da dívida pública, uma vez que elevam o custo de financiamento da dívida.

Governador Rafael Fonteles destaca telessaúde em reunião com prefeitos

“Timing técnico é diferente do político”, afirma Campos Neto

Com Campos Neto na plateia, Pacheco cobra 'redução imediata' dos juros

A proposição segue para as Comissões Técnicas, e conta com a simpatia dos senadores mais alinhados ao presidente Lula

Cabe indicar que o painel de discussões com Campos Neto e Haddad está previsto para o próximo dia 27 de abril. Informações de bastidores dão conta de que os governistas querem 'colocar contra a parede' o presidente do BC, vinculando sua atuação a uma suposta predileção ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o que Campos Neto negou durante o fórum do LIDE em Londres, pontuando que suas decisões seguem critérios técnicos e não políticos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES