Petrobras anuncia nova jazida de óleo no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras anunciou ontem à noite a descoberta de outra jazida de óleo leve em Campos

Petrobras anuncia nova jazida no pré-sal da Bacia de Santos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras anunciou ontem ? noite a descoberta de outra jazida de ?leo leve (de melhor qualidade) na Bacia de Santos, nos reservat?rios do pr?-sal, no bloco BM-S-9, onde j? foi anunciada outra ?rea de explora??o em setembro do ano passado, no po?o chamado de Carioca. A ?rea ? explorada pela estatal petrol?fera (45% de participa??o) junto com a BG Group (30%) e Repsol YPF (25%).

O novo po?o, denominado pela Petrobras 1-BRSA-594-SPS (1-SPS-55), chamado informalmente de Guar?, est? a 310 km da costa paulista, em l?mina d" ?gua de 2.141 metros. O po?o ainda est? em perfura??o. Os reservat?rios se encontram a 5.000 metros. A Petrobras n?o forneceu imediatamente estimativas sobre o potencial desse po?o.

No final de maio, a estatal j? havia anunciado outra descoberta de ?leo leve na Bacia de Santos, no bloco BM-S-40. A descoberta est? acima da camada pr?-sal, e estima-se que possam ser extra?dos da regi?o pouco mais de 12 mil barris/dia.

Segundo a Petrobras, a descoberta anunciada ontem foi comprovada por meio de amostragem de ?leo por teste a cabo. Ap?s a conclus?o do po?o, o cons?rcio far? investimentos para verificar as dimens?es da jazida e as caracter?sticas dos reservat?rios.

Na Europa, as a?es do BG Group e da Repsol, parceiras da Petrobras, sobem nesta sexta-feira.

Bem-Te-Vi

No fim de maio, a Petrobras havia confirmado tamb?m ter encontrado petr?leo na ?rea conhecida como Bem-Te-Vi, tamb?m na bacia de Santos. A regi?o fica no pr?-sal, a mais de 5.000 metros de profundidade. A empresa n?o fez estimativas a respeito do tamanho dessas reservas.

? no pr?-sal que est?o localizados os blocos de Tupi, J?piter e Carioca. O primeiro acumula reservas estimadas de 5 bilh?es de boe (barris de ?leo equivalente) a 8 bilh?es de boe.

J?p?ter tem, segundo a companhia, potencial para tornar o pa?s auto-suficiente na produ??o de g?s natural. J? Carioca foi alvo de pol?mica, ap?s o diretor-geral da ANP (Ag?ncia Nacional do Petr?leo), Haroldo Lima, afirmar que as reservas poderiam totalizar 33 bilh?es de boe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES