Petrobras tem planos para mais uma refinaria no País

O anúncio foi feito pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa

O anúncio foi feito pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio ?s discuss?es sobre a instala??o de uma refinaria em Guamar?, no Rio Grande do Norte, onde j? funciona uma unidade de produ??o de g?s liq?efeito de petr?leo (GLP), querosene de avia??o (QAV) e de ?leo diesel, a Petrobras revelou, na manh? de ontem, que realiza estudos para implantar uma outra refinaria para beneficiamento e refino de petr?leo. O local que receber? o empreendimento, contudo, s? ser? definido daqui a pelo menos tr?s meses.

O an?ncio foi feito pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, durante visita ?s obras da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial e Portu?rio de Suape, em Ipojuca (PE).

?Ser? uma refinaria voltada exclusivamente para a produ??o de ?leo diesel e gasolina, que ser?o exportados?, sinalizou o diretor, frisando que tais produtos s?o os mais demandados no mercado externo.

O projeto da que viria a ser a 13? refinaria da Petrobras no Brasil prev? capacidade de refino de 500 mil barris de petr?leo por dia, maior inclusive que a de Paul?nea, em S?o Paulo, que refina 360 mil barris.

Segundo o diretor da petrol?fera, a nova unidade ser? necess?ria, tendo em vista que a de Pernambuco abastecer? apenas o mercado dom?stico. Realizada em parceria com a venezuelana PDVSA, a refinaria Abreu e Lima beneficiar? 200 mil barris de petr?leo por dia, sendo 100 mil oriundos da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, e 100 mil da Venezuela.

A abertura das licita?es para obras civis e aquisi??o de fornos, torres e destiladores da refinaria em Suape ser? feita em maio e junho. Or?ado em US$ 4 bilh?es, o empreendimento ocupar? ?rea de 13,5 mil hectares quadrados.

?As obras est?o dentro do cronograma. A terraplanagem j? come?ou e a perspectiva ? de que entre em opera??o em 2010?, disse o diretor. A unidade produzir? diesel, coque, gas?leo de coque, g?s de cozinha e nafta (mat?ria-prima para a produ??o de resinas pl?sticas). Costa declarou ainda haver estudos para a instala??o de um terceiro terminal de g?s liq?efeito neste ano. Dois j? est?o em implanta??o, sendo um no Porto do Pec?m, no Cear?, e outro no Rio de Janeiro. ?O terminal cearense deve entrar em opera??o em breve?, afirmou. Os novos terminais ser?o conectados ao Gasene, em constru??o pela Petrobras, que ligar? o Sudeste ao Nordeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES