PI: Pescadores já produzem por mês 1 tonelada de peixe

Pequenos pescadores do município de Guadalupe estão colhendo os louros de sua pescaria.

Pequenos produtores já pescam 1 tonelada de peixe no Piauí. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pequenos pescadores do município de Guadalupe estão colhendo os louros de sua pescaria. O Projeto Boa Esperança, instituído no município através de parceria entre a Embrapa e Chesf, ajuda o trabalhador do campo a profissionalizar-se na atividade e garante uma maior produtividade de alevinos, que gera mais lucro no bolso dos pescadores. Com a venda dos peixes as famílias têm capacidade de criar um capital de giro e aumentar ainda mais a produção.

Graças ao Boa Espe-rança, a produção mensal chega 1,5 tonelada e be-neficia mais de mil pessoas direta e indiretamente. O peixe é co-mercializado na própria região, a demanda é grande e tem até fila de espera para compra. O coordenador adjunto do projeto, Francisco Monteiro, explica que o empreendimento cria bases tecnoló-gicas para os pequenos produtores.

?Nós entramos com o conhecimento técnico do assunto e eles entram com a disposição. Criamos uma unidade demonstrativa que dispõe de tanque e artigos de pesca que ficam à disposição dos pescadores mesmo após a finalização do projeto?, conta.

A partir do fim do ano a unidade demonstrativa piloto terá autonomia, pois a fase de implantação delas pela Embrapa foi concluída. Os pescadores se organizaram através de associações e existem projetos para financiar a compra de mais tarrafas e gaiolas.

É esperado que a produção de alevino dobre de tamanho. ?O projeto foi elaborado tendo em mente a criação de bases tecnológicas para os pequenos produtores. Fizemos uma seleção prévia de pescadores sindicalizados e selecionamos 36 famílias de Guadalupe e Nova Iorque, no Maranhão. Como a unidade de desenvolvimento ficará para eles no final do projeto, eles irão dispor de um local para aperfeiçoar as técnicas aprendidas?, relata o coordenador Francisco.

Com os cursos e treinamentos, os produtores aumentam a produtividade e renda. ?Esta etapa do projeto finaliza em dezembro, mas poderemos renovar de acordo com o interesse da comunidade. Com todos os benefícios conquistados pelos criadores e com os comentários positivos que recebemos deles, as sondagens preliminares indicam que o projeto será prolongado por mais outra rodada?, reconhece Francisco

Projeto beneficia todos os tipos de criadores

Indo além da psicultura, o Boa Esperança atua em sete linhas diferentes e apoia criadores das culturas mais populares do Piauí. O projeto já implantou, de forma participativa, unidades demonstrativas de arroz, feijão-caupi, milho e hortaliças, assim como a instalação de sistemas de produção de mandioca. As comunidades beneficiadas passam por treinamento de implantação e manejo de horta orgânica e controle de pragas e doenças.

?Levamos o projeto para os municípios de Uruçuí, Antônio Almeida, Guadalupe e Porto Alegre aqui no Piauí. No Maranhão, atendemos as cidades de São João dos Patos, Benedito Leite e Nova Iorque com projetos que vão da simples plantio à apicultura?, fala o coordenador Francisco Monteiro.

A produção de hortaliças orgânicas através é um sucesso no assentamento Santa Teresa, no município de Uruçuí. No assentamento Beleza, a seis quilômetros da cidade de Antônio Almeida, os agricultores produzem alface, couve, cheiro-verde, tomate, pimenta, pimentão, cebola e macaxeira.

A ideia é aumentar a renda das famílias, com a comercialização dos produtos. Alguns agricultores conseguem faturar até R$ 1000 por mês comercializando os produtos na própria comunidade. As atividades melhoram a vida do assentamento e promovem integração entre os moradores.

Foram implantadas também, na área de pecuária e psicultura, sistemas de produção de leite, criação de galinhas caipiras em agricultura familiar, terminação de suínos e produção de biofertilizantes a partir de dejetos suínos. Outra ação importante envolve a apicultura, onde foram instalados quatro meliponários com até 30 colméias cada. A ação promove a preservação das abelhas à produção de mel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES