Piauí busca confeccionar atlas da energia eólica e solar

Sinergia Piauí vai ocorrer nos dias 5 e 6 de setembro.

Energia solar | Divlgação ANEEL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marcado para os dias 5 e 6 de setembro, o Sinergia Piauí Energias Renováveis foi lançado nesta quarta-feira, 8, em evento realizado na Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), que reuniu empresários, investidores e estudantes da Universidade Federal do Piauí.

Organizado pela Associação Piauiense das Empresas de Energia Solar (Apisolar) presidida por Jean Cantalice, o Sinergia Piauí tem como proposta conectar profissionais dos mais diversos setores, possibilitando a troca de informações, ideias e experiências voltadas à produção de energia renovável.

Governo trabalha a elaboração de atlas das energias solar e eólica do Piauí (Divulgação ANEEL)

No lançamento, o secretário de Mineração e Energias Renováveis do Governo do Estado, Fernando Eduardo Sousa de LIma, falou sobre a importância do Sinergia Piauí e declarou que a energia solar é infinita e deve ser usufruída por toda a população. 

"Desde quando cheguei à Secretaria, temos lutado bastante para elaboração de um atlas solar e eólico do Piauí por entender a necessidade de expandir a energia renovável", disse, enfatizando que com esse atlas será possível chegar a investidores e mostrar o potencial do Piauí e se colocou à disposição para apoiar a realização do Sinergia Piauí em setembro.

Empresas 

Durante o lançamento do evento, a Apisolar trouxe representantes de empresas nacionais como Hugo Albuquerque, da Sol Copernico e do Banco Safra, que manifestou o interesse em investir no Piauí, um estado que tem no agronegócio fator preponderante na balança comercial e que demanda muita energia e que a meta é investir no financiamento de projetos de energias limpas.

Em sua fala sobre o papel da indústria numa nova economia de carbono zero, Hugo Albuquerque mostrou o compromisso de empresas multinacionais com a meta de carbono zero.

Investimento em energia limpa

"Hoje há US$ 121 trilhões no mundo para ser investidos em empresas que comprovadamente apresentem e demonstrem as práticas de Environmental, Social and Governance (ESG). Para quem exporta, a agroindústria, a Europa vai sobretaxar insumos do Brasil que não têm pegada zero de carbono. Nosso país é reconhecido fora pelo desmatamento e precisamos demonstrar para Europa, que mesmo desmatando, compensamos esse desmatamento e se isso não acontecer passaremos de primeiro produtor e primeiro exportador para 15º e o que move o PIB do Brasil com 21% é a agroindústria", explicou.

Com a assinatura do Acordo de Paris, 100 empresas do mundo firmaram compromisso de até 2030 só consumir energia limpa. A realidade é que já são 350 empresas do mundo, como a Unilever, Visa, Apple, Nike, Philips, dentre outras, que têm meta de carbono zero até 2040. "Quem fornece para essas empresas têm que ter essa meta de carbono zero", disse.

UFPI

No evento de lançamento, o doutor Albemerc Moura de Moraes, da Universidade Federal do Piauí, destacou alguns dos projetos realizados pela instituição, como o Sol para Todos, Sol e Água no Sertão e destacou a importância e o impacto social da implantação de energia solar em comunidades de agricultura familiar e falou ainda sobre a criação do Selo Social Solar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES