Piauí contabiliza mais de 6 mil vagas de empregos de fevereiro a maio

Seplan divulga relatório Caged dos meses de abril e maio de 2022.

Aumento de emprego | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) divulgou, nesta quarta-feira (27), o relatório dos meses de abril e maio de 2022 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que é responsável por conferir dados referentes aos vínculos trabalhistas.

Os dados de abril revelam um desempenho de crescimento em oito dos nove agrupamentos de atividades econômicas do Piauí, uma tendência positiva que vem desde fevereiro e no mês de abril possibilitou uma geração de 960 novos postos de trabalho.

Destaque para o setor de comércio e manutenção de veículos automotores (Divulgação)

O destaque é para o setor de comércio e manutenção de veículos automotores e motocicletas, que geraram 406 novas admissões. Já o perfil dessas contratações mostram que as maiores admissões foram entre os jovens de 18 a 24 anos que possuem o ensino médio completo.

Aumento de 2.678 vínculos de empregos

Em maio houve um aumento de mais 2.678 vínculos de empregos formais em todo o Estado, tendo um resultado positivo em todos os nove agrupamentos de atividades econômicas. Aqui, o perfil das contratações que mais se destacou também foi o das pessoas que possuem o ensino médio completo e estão na faixa etária de 18 a 24 anos.

Com os resultados foi observado o quarto mês consecutivo de crescimento no número de postos de trabalho formais, com um crescimento iniciado em fevereiro (1.724), continuado em março (763), abril (960) e maio (2.678), totalizando nesse período um acréscimo de 6.125 novas admissões.

O Caged entende por emprego formal todo aquele regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garantindo ao empregado e ao empregador um rol de direitos e deveres estabelecidos mediante à devida relação contratual.

“Por meio do estudo divulgado foi possível evidenciar as ações no número de contratações, de demissões e quais os segmentos foram mais alterados, levando em consideração o agrupamento de atividades por gênero, escolaridade e faixa etária", apontou Leonardo Melo, gerente de Estudos Econômicos da Superintendência Cepro, Seplan.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES