Piauí deve alcançar a terceira maior alta do país no PIB em 2022

Estado fica atrás apenas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, segundo projeção da Tendências Consultoria.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o terceiro do país em projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, segundo dados da Tendências Consultoria. A alta estimada é de 3,7%. 

O levantamento mostra ainda que os entes da região Centro-Oeste devem registrar o maior crescimento econômico em 2022, puxados pela agropecuária, conforme projeções feitas pela Tendências Consultoria.

Piauí deve alcançar a 3ª maior alta do país no PIB em 2022 (Foto:  Reprodução)

Passada a forte estiagem de 2021, a produção agrícola voltou a acelerar, com previsão de recorde das safras de soja e milho. Aqueles estados que dependem de indústria e serviços vão registrar crescimento moderado e do Sul deverão registrar contração.

De acordo com a projeção, o estado de Mato Grosso, por exemplo, deve registrar o maior crescimento entre todas as unidades da Federação, alcançando 5%, taxa bem superior à que teve no ano passado (3,1%). Mato Grosso do Sul vem em seguida, com crescimento de 4,6%, também acima do crescimento de 2021, de 3,6%.

Nos dois estados, a projeção indica expansão recorde nas safras de soja e milho. Esse desempenho do campo é seguido dos abates para produção de carne, decorrente da demanda externa por proteína animal.

O efeito positivo registrado no agronegócio também se manifesta nos estados vizinhos, principalmente na recente fronteira agrícola (Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

O Piauí lidera no Matopiba, com expansão de 3,7% neste ano, ante 4,6% no ano anterior. E o Maranhão vai 3,1%, contra 4% do ano passado. O Tocantins deverá crescer 2,7%. Na Bahia, a previsão indica crescimento em torno de 1%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES