O Piauí é o terceiro do país em projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, segundo dados da Tendências Consultoria. A alta estimada é de 3,7%. 

O levantamento mostra ainda que os entes da região Centro-Oeste devem registrar o maior crescimento econômico em 2022, puxados pela agropecuária, conforme projeções feitas pela Tendências Consultoria.

Piauí deve alcançar a 3ª maior alta do país no PIB em 2022 (Foto:  Reprodução)Piauí deve alcançar a 3ª maior alta do país no PIB em 2022 (Foto:  Reprodução)

Passada a forte estiagem de 2021, a produção agrícola voltou a acelerar, com previsão de recorde das safras de soja e milho. Aqueles estados que dependem de indústria e serviços vão registrar crescimento moderado e do Sul deverão registrar contração.

De acordo com a projeção, o estado de Mato Grosso, por exemplo, deve registrar o maior crescimento entre todas as unidades da Federação, alcançando 5%, taxa bem superior à que teve no ano passado (3,1%). Mato Grosso do Sul vem em seguida, com crescimento de 4,6%, também acima do crescimento de 2021, de 3,6%.

Nos dois estados, a projeção indica expansão recorde nas safras de soja e milho. Esse desempenho do campo é seguido dos abates para produção de carne, decorrente da demanda externa por proteína animal.

O efeito positivo registrado no agronegócio também se manifesta nos estados vizinhos, principalmente na recente fronteira agrícola (Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

O Piauí lidera no Matopiba, com expansão de 3,7% neste ano, ante 4,6% no ano anterior. E o Maranhão vai 3,1%, contra 4% do ano passado. O Tocantins deverá crescer 2,7%. Na Bahia, a previsão indica crescimento em torno de 1%.