Piauí deve ganhar 27 novas fazendas solares e parques eólicos até 2026

A informação é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e consta em relatórios de leilões de energia nova realizados nos últimos anos pela própria organização e pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Energia eólica | Divulgação ANEEL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí deve receber de empresas do setor elétrico investimentos de mais de R$ 6 bilhões para o início da operação comercial de 27 novos parques eólicos e fazendas solares até janeiro de 2026. A informação é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e consta em relatórios de leilões de energia nova realizados nos últimos anos pela própria organização e pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Serão 21 empreendimentos para geração eólica e 6 para solar fotovoltaica, que juntos devem entregar anualmente ao Sistema Interligado Nacional – SIN aproximadamente 322 megawatts médios, volume equivalente a quase 60% de toda a energia que é consumida em território piauiense. As novas usinas somarão mais de mil megawatts de potência, aumentando a capacidade instalada dessas fontes no estado dos atuais 3.800 megawatts para quase 5 mil megawatts.

Parque eólico (Divulgação ANEEL)

O Piauí está entre os estados que mais produzem energia renovável no Brasil, especialmente eólica. Na avaliação da Câmara de Comercialização, além do ganho ambiental, o crescimento dessas fontes gera emprego e renda, aumenta a confiabilidade do SIN e mantém o setor elétrico brasileiro entre os mais sustentáveis do mundo.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado.

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES