Piauí é destaque no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

No Nordeste, o Piauí alcançou percentual maior que a Bahia, Sergipe, Alagoas e Maranhão.

Secretária Rejane Tavares | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é destaque mais uma vez quando o assunto é desenvolvimento. O estado alcançou a média de 42,64 no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). No Nordeste, o Piauí alcançou percentual maior que a Bahia, Sergipe, Alagoas e Maranhão. Em comparação com o Norte, tem média maior que todos os estados dessa região.

Nesse indicador, as cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A pontuação no índice varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos ODS.

O município brasileiro melhor avaliado no levantamento é São Caetano do Sul, com índice de 65,62; seguido de Jundiaí (65,44) e Valinhos (65,16), os três no estado de São Paulo. Os estados com maior percentual, levando em conta a média das cidades, são Distrito Federal (57,52), São Paulo (56,16) e Paraná (50,60).

10 cidades com maior média do Piauí

No Piauí, as 10 cidades com maior média no levantamento são Porto Alegre do Piauí (50,87), Guadalupe (50,33), Marcolândia (49,33), Lagoa do Barro do Piauí (49,04), Santo Antônio de Lisboa (48,47), Ilha Grande (48,29), Bom Jesus (48,25), São João da Canabrava (48,17), Landri Sales (48,12) e Antônio Almeida (47,73). Teresina aparece em 14º lugar no estado com índice de 47,29, percentual maior que a média do estado.

A secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, assinala que o Piauí vem avançado com estratégias e ações que contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para ela, toda a estratégia está centrada na identificação de demandas e ações no âmbito dos territórios de desenvolvimento do estado.

“Em parceria com a ONU/PNud, estamos elaborando o “Plano ODS Piauí” que define indicadores, metas, programas e projetos para que o Estado possa contribuir para o alcance das metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Todas as ações construídas no plano serão inseridas nos próximos PPA até 2030”, detalha Rejane Tavares.

A gestora acrescenta que, para o monitoramento das metas dos ODS no Piauí, a Seplan, com o Pnud, elaborou o Índice de Desenvolvimento Territorial (IDT) que analisa, a partir de uma seleção de 29 indicadores, o nível do desenvolvimento sustentável dos 12 Territórios de Desenvolvimento.

Secretária de Planejamento, Rejane Tavares (Alepi)

O IDSC-BR mostra a evolução das 5.570 cidades brasileiras em direção à Agenda 2030 da ONU

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU, como o Brasil.

O índice tem como objetivo estabelecer os ODS como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros. O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.

Agenda 2030

O IDSC-BR é uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. Graças ao Índice o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova. (Fonte: Instituto Cidades Sustentáveis (ICS)/ Programa Cidades Sustentáveis - PCS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES