Piauí é o 1º na geração de energia eólica no Brasil; crescimento de 24,85%

De acordo com o levantamento da CCEE, a geração de energia eólica no Brasil cresceu 12,6% no comparativo anual, contra os 24,85% do Piauí.

Piauí é o 1º na geração de energia eólica no Brasil; crescimento de 24,85% | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí foi o estado brasileiro que mais apresentou crescimento na geração de energia eólica do país, 24,85%. As outras unidades da federação que se destacaram foram a Bahia, que cresceu 21,35%, e o Rio Grande do Norte, com crescimento de 8,4%, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgado no início de fevereiro de 2023.

Além disso, o Piauí teve um desempenho superior ao crescimento da geração desse tipo de energia no país. De acordo com o levantamento da CCEE, a geração de energia eólica no Brasil cresceu 12,6% no comparativo anual, contra os 24,85% do Piauí. Isto é, o crescimento da geração eólica no Piauí foi o dobro da nacional.

Piauí é o 1º na geração de energia eólica no Brasil | Foto: Governo do EstadoO Piauí ainda foi o segundo estado com maior crescimento na geração de energias renováveis no Brasil. Entre 2021 e 2022, o estado teve um crescimento de 25,7%. O Piauí perdeu apenas para Minas Gerais, que teve um crescimento de 26,9% na geração desse tipo de energia.

De acordo com o levantamento da âmara de Comercialização de Energia Elétrica, a geração de energia renovável bateu recorde em 2022. Usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa foram responsáveis por 92% do total de eletricidade produzida pelo país, maior porcentual dos últimos 10 anos.

Leia Mais

Atualmente, o Piauí possui o maior parque de energia solar em operação na América Latina. Localizado nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, o complexo Parque Eólico Lagoa dos Ventos possui 230 turbinas eólicas em atividades.

Piauí é o 1º na geração de energia eólica no Brasil | Foto: Governo do EstadoÉ também no Piauí, no município de São Gonçalo do Gurguéia, que fica localizado o maior parque solar em operação na América Latina. O local possui ao todo 2,2 milhões de painéis solares e utiliza módulos solares bifaciais, que captam energia solar de ambos os lados do painel.

Segundo a Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), o Piauí está entre os dez estados brasileiros considerados hubs em hidrogênio verde (H2V), isso porque esse tipo de combustível é obtido a partir de energias renováveis, fontes que o estado é grande produtor. Assim, no futuro, o estado pode vir a ser um produtor de H2V.

E a meta do Governo do Estado é continuar investindo no aumento da produção de energia a partir de fontes limpas, de modo a substituir gradativamente a matriz energética do Piauí por energias renováveis, bem como ampliar o acesso dessa forma de energia para micro, pequenos e médios produtores.

“As energias renováveis já consolidam como uma nova vocação para o Piauí. Apenas com energia limpa, unindo solar fotovoltaica e eólica, o estado produz o dobro da eletricidade de que precisa. Atualmente, o Piauí tem usinas de energia solar em cinco municípios e de energia eólica em outros nove, a maioria localizada no semiárido, onde o IDH é mais baixo, tornando-se uma oportunidade de geração de trabalho, emprego e renda para toda a região e dando ao semiárido uma nova vocação produtiva”, destaca o governador Rafael Fonteles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES