Piauí é o 2º do Nordeste e o 7º do país na geração de empregos

Governo do Estado comemora os resultados.

ty | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2021 começou com saldo positivo na geração de empregos formais no Piauí. Mesmo com a pandemia e as dificuldades econômicas impostas pela crise sanitária mundial, o Piauí conseguiu ficar entre os 10 estados brasileiros que mais geraram novas vagas no mercado formal, em janeiro de 2021, de acordo com os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). O Governo do Estado comemora os resultados e informou que os dados refletem os investimentos feitos para incentivar a economia e minimizar os efeitos da crise.

O Piauí ocupa a sétima colocação entre os estados brasileiros que mais criaram vagas em janeiro. O primeiro lugar é do Mato Grosso. Já no cenário regional, o destaque é ainda maior: apenas o Rio Grande do Norte conseguiu ter saldo melhor que o Piauí, que ficou em segundo lugar no Nordeste.

Foto: Divulgação/ Ccom

De acordo com os dados do Caged, o Piauí registrou a abertura de mais de 2 mil postos de trabalho e a demissão de pouco mais de 400 pessoas no primeiro mês do ano. Isso resultou em um saldo positivo de 1.624 novos postos de trabalho ocupados. É o melhor desempenho mensal do estado, desde outubro do ano passado, e representa um incremento também quando comparado a janeiro de 2020, quando o Piauí registrou um saldo de apenas 18 novas vagas de trabalho criadas.

O setor da construção civil foi o que ficou melhor colocado no saldo entre demissões e admissões, com variação positiva de mais de 600 novos empregos formais. Em seguida, vêm os setores do comércio, serviços e indústria, respectivamente. Apenas o setor da agropecuária teve saldo negativo no Piauí, com o número de desligamentos superior ao de admissões no último mês de janeiro.

PRO Piauí incentiva emprego e renda com obras em andamento

O Governo do Estado atribui esse resultado positivo do Piauí, no primeiro mês de 2021, às ações e investimentos que vêm sendo implementados desde o ano passado, a fim de minimizar os efeitos da crise econômica.  O PRO Piauí é a principal estratégia, já que vem executando um conjunto de obras integradas de vários órgãos estaduais, para garantir investimentos nas mais diversas áreas, ajudando a gerar emprego e fazer a renda circular de Norte a Sul do Piauí.

O trabalho é coordenado pelo secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles. Somente o PRO Piauí Rodovias, por exemplo, pretende recuperar mais de 6 mil km de malha viária estadual até o fim do ano, nos 12 territórios do Piauí, garantindo investimentos de mais de R$ 780 milhões e melhorando as condições de vida em várias cidades piauienses.

Foto: Divulgação/ Ccom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES