Piauí é o 2º do país em capacidade de energia solar e já “ameaça” a Bahia

Dados foram divulgados nesta quinta (26) pela Aneel, que mostra que o Brasil superou a marca de 5GW de capacidade instalada; metade aproximadamente só pela Bahia e Piauí

Piauí é o 2º do país em capacidade instalada de energia solar e já "ameaça" a Bahia | José Cruz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou um boletim atualizado que demonstra o avanço das fontes renováveis de energia elétrica no Brasil, o país superou na quinta-feira, 26 de maio, os 5 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas com geração centralizada, ou seja, geradoras que receberam concessão do Governo Federal e que estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os dados evidenciam a força das fontes no Nordeste do Brasil, sendo Bahia e Piauí os líderes; a capacidade instalada em solo piauiense, inclusive, já "ameaça" o registrado no Estado vizinho. Para se ter ideia, a Bahia conta com 1,35 GW de capacidade instalada proveniente de usinas solares centralizadas; enquanto o Piauí vem na sequência, com 1,16 GW, juntos os dois correspondem a praticamente metade da capacidade instalada. Bem atrás dos dois, na terceira posição, está Minas Gerais, com 730 MW.

Leia Mais

A Agência Nacional de Energia Elétrica identificou a ultrapassagem da marca de 5 GW com a liberação para operação comercial de 152 unidades geradoras da Usina Fotovoltaica (UFV) Coremas VII, no município de Coremas/PB, totalizando 27 megawatts (MW).

Piauí está próximo de assumir a liderança nacional na capacidade fotovoltaica (Foto: José Cruz/Agência Brasil)As usinas solares centralizadas, diferentemente daquelas de micro e minigeração distribuídas instaladas pelos consumidores em residências e pequenos parques, caracterizam-se como grandes parques de geração voltados à comercialização da energia no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), seja no mercado regulado ou no mercado livre.

A ANEEL salienta que, até 2017, as usinas solares fotovoltaicas não participavam da matriz elétrica do Brasil. A rápida ascensão observada nos últimos cinco anos deve se manter em ritmo acelerado, prevê a Agência. Neste momento, estão em construção empreendimentos com aproximadamente 4,7 GW de capacidade, com previsão de entrada em operação entre 2022 e 2023. Outras usinas solares outorgadas pela ANEEL e em vias de serem construídos possuem quase 51 GW de potência outorgada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES