Piauí é o terceiro do país em investimentos, indica Tesouro Nacional

Os dados costam no relatório do quarto bimestre, proprocionalmente, o Piauí fica atrás apenas da Bahia e Alagoas.

Piauí é o terceiro do país em investimentos, indica STN | Nem Roads
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados obtidos junto a Secretaria do Tesouro Nacional, referentes ao quarto bimestre de 2022, mostram que o Piauí possui, proporcionalmente, o terceiro maior patamar de investimentos na comparação com os demais Estados brasileiros. O levantamento aponta que as despesas aplicadas em investimentos em solo piauiense chegam a 13% sobre a Receita Total, na maioria dos entes federativos, o indicativo fica entre 3% e 7%. Apenas a Bahia e Alagoas possuem índices superiores: 15% e 14% respectivamente. O Espírito Santo aparece empatado com o Piauí na terceira posição; na sequência surgem três entes com 12% de investimentos sobre a Receita, são eles: Mato Grosso do Sul, Pará e Santa Catarina.

Na descrição dos gastos do Piauí, 49% é com pessoal; enquanto 29% com custeio e 6% com serviço da dívida. O Estado não ultrapassa a margem de 100%, o que pode apontar para um superávit no final do ano.

Leia Mais

Os investimentos contemplam, por exemplo, obras de infraestrutura (Foto: New Roads)Os investimentos no Estado foram alavancados nos últimos anos com o PRO Piauí, que englobou vários eixos: como Educação, Segurança, Infraestrutura, trazendo um novo panorama para vários municípios.

Já na outra ponta como os entes com a menor descrição de despesas para investimentos, destacam-se o Distrito Federal, somente com 2%; Góias, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul com 3% cada.

Diante desse indicativo, é importante ressaltar que há cerca de cinco anos, o Executivo sancionou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estipula um limite de despesas primárias aos Poderes por dez anos no Piauí, com a medida, a perspectiva é que os investimentos continuem crescendo com o passar do tempo. O índice de 13% supera, inclusive, a meta definida pelo instrumento legal é de 10% no Estado.

Estados com maior % de investimento sobre a Receita Total

Bahia - 15%

Alagoas - 14%

Piauí - 13%

Espírito Santo - 13%

Mato Grosso do Sul - 12%

Pará - 12%

Santa Catarina - 12%

Dados da STN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES