Piauí Níquel inicia produção contínua; empresa desenvolveu 1º metal

De acordo com a companhia, a operação proporcionará 215 vagas de trabalho, 70% foram preenchidas pelos moradores das comunidades locais.

Piauí Níquel inicia produção contínua; empresa desenvolveu 1º metal | Brazil Níquel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A companhia Brazilian Nickel PLC, empresa privada do Reino Unido que desenvolve um projeto de lixiviação de níquel laterítico no Brasil, anunciou na segunda-feira, 04 de julho, que, após um período de construção e comissionamento de 18 meses, a produção contínua de níquel começou a partir do Projeto Níquel do Piauí (“PNP”). O projeto tem como sede o município de Capitão Gervásio Oliveira.

O primeiro Produto de Hidróxido de Níquel (“NHP”) foi feito a partir da primeira operação de lixiviação de pilha de laterita de níquel independente do mundo. Com a novidade, a produção deve atingir 1.400 toneladas por ano de níquel em NHP e este é o primeiro passo para taxas de produção ainda mais altas posteriormente.

Já para este ano, há a perspectiva de produção de 300 toneladas de níquel e 3 toneladas de cobalto; a partir de 2023 a projeção é que sejam 1.400 toneladas de níquel e 35 toneladas de cobalto.

Produção de níquel deve ultrapassar 1,4 mil toneladas a partir de 2023 (Foto: Brazil Níquel)De acordo com a companhia, a operação proporcionará 215 vagas de trabalho, 70% foram preenchidas pelos moradores das comunidades locais.

Mike Oxley, CEO da empresa, disse: “Somos um produtor! Apesar de ser apenas uma mineradora júnior com equipe e orçamento reduzidos, colocamos o PNP1000 em operação com sucesso. A produção de níquel e cobalto no PNP1000 é uma grande conquista para a Companhia. Estamos particularmente orgulhosos de trazer um novo fluxo de metais críticos neste ambiente atual, onde há uma necessidade crescente de um fornecimento seguro de níquel e cobalto, que é necessário em tecnologias verdes, como veículos elétricos e painéis solares".

O mandatário da companhia continuou. "Gostaria de compartilhar publicamente meu enorme apreço pelo excelente trabalho realizado pela equipe. Dadas as interrupções globais dos últimos dois anos, o que eles alcançaram é impressionante e estou imensamente orgulhoso deles, principalmente porque muitos da equipe são da área de projeto local. Através de seu trabalho árduo e dedicação, eles mostraram como a simplicidade dos processos de lixiviação em pilha pode levar ao rápido comissionamento, de modo que o desafio de suprir a demanda cada vez maior de níquel para os mercados globais possa ser atendido. Bem feito!"

Projeto muda o panorama econômico local; produção de níquel será contínua (Foto: Brazil Níquel)Anne Oxley, Diretora Técnica, disse que 'este é um grande passo para o Níquel Brasileiro'. "Nos tornamos um produtor de lixiviação de níquel laterítico. Produzir níquel em NHP a partir de nosso processo de baixo carbono ajudará a corrida do planeta para combater as mudanças climáticas. O produto irá alimentar a crescente demanda de veículos elétricos. O conhecimento e as habilidades que foram desenvolvidas ao longo deste processo serão inestimáveis para a entrega final da operação PNP maior. A produção no PNP1000 desenvolverá ainda mais as habilidades de nossa equipe e as capacidades de nossos sistemas e processos. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos; nossa força de trabalho, empreiteiros e consultores, que ajudaram a Brazilian Nickel a comissionar o PNP1000 e alcançar este marco de início de produção”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES