Piauí obtém liminar no STF e será compensado por perdas com teto do ICMS

No Piauí, a alíquota do ICMS foi reduzida de 31% para 18%, cumprindo o que havia sido determinado pela lei federal.

No Piauí, a alíquota do ICMS foi reduzida de 31% para 18%, cumprindo o que havia sido determinado pela lei federal. | FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liminar neste domingo, 31 de julho, aos Estados do Piauí e São Paulo, permitindo a  compensação imediata das perdas do ICMS com a redução das alíquotas de combustíveis, energia elétrica e comunicações. A informação foi dada pelo 'Estadão'. 

No Piauí, a alíquota do ICMS foi reduzida de 31% para 18%, cumprindo o que havia sido determinado pela lei federal. Com isso,a expectativa era de que a perda na arrecadação chegasse a até R$ 150 milhões por mês.  Cabe sinalizar que o Maranhão e Alagoas já haviam obtido decisões similares no Supremo. 

Leia Mais

Decisão pela compensação foi do ministro Alexandre de Moraes (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom)

A compensação tem sido constantemente defendida pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz). A reportagem procurou a Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) para confirmar se já foi comunicada da decisão e como a compensação ocorreria, já que o Piauí não possui dívida com a União para ser abatida, como acontece com São Paulo, mas até a publicação da matéria não obteve retorno. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES