Piauí ocupa o 3° lugar do Nordeste na produção agrícola ficando atrás da BA e do MA

Com destaques para produção de algodão, arroz, feijão, mamona

Piauí ocupa o 3° lugar do Nordeste na produção agrícola ficando atrás apenas da BA e do MA | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que o Piau? ocupa o 3? lugar do Nordeste na produ??o agr?cola, ficando atr?s apenas da Bahia e do Maranh?o, com destaques para produ??o de algod?o, arroz, feij?o, mamona, milho, soja e sorgo.

Segundo o superintendente da Conab, Jos? Nilson Gomes, h? perspectiva de acr?scimo da safra, tendo em vista o incentivo dos governos estadual e federal, atrav?s de programas e cr?ditos espec?ficos. Al?m do incentivo com financiamentos, ele cita ainda as obras estruturantes, como melhoramento das rodovia e a constru??o da Transnordestina, que v?o impulsionar a comercializa??o da safra agr?cola. ?Tudo isso concorre para expans?o da agricultura?, explica, afirmando que os Cerrados det?m 60% da produ??o agr?cola comercial, onde h? emprego de tecnologia e boa produtividade.

Nilson Gomes apresenta relat?rio que comprova a evolu??o agr?cola do Piau?. Na safra 2006/2007, foram plantados 921.790 hectares e na safra 2007/2008, em fase de fechamento, a previs?o ? de que o Piau? tenha 952.900 hectares, com uma produ??o de 1.541.100 toneladas.

Outro importante ponto ressaltado pelo superintendente ? que os agricultores est?o organizados, agrupados em cooperativas e associa?es.

Al?m da produ??o comercial, a agricultura familiar vem ganhando com pol?ticas p?blicas e programas de cr?dito para produ??o agr?cola e cria??o de animais. Segundo Francisco Guedes, diretor do Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau? (Emater), a prioridade ? trabalhar a agricultura familiar.

Nesta semana, uma equipe do Emater esteve em Parna?ba, com agricultores de Esperantina e Piripiri, fazendo o lan?amento do Programa Mais Alimento, que visa um maior aumento na produ??o agr?cola e na seguran?a para o homem do campo.

Segundo Guedes, para o bom ?xito do Plano Safra 2008/2009, o Emater realizou reuni?es com os coordenadores regionais do Norte do Estado. ?Estamos com 18 t?cnicos, fazendo uma avalia??o da safra do ano anterior e o planejamento da assist?ncia t?cnica para agricultura familiar de todas as regi?es do Piau? para a safra de 2009, que se inicia em agosto?, informa, explicando ainda que j? foram visitadas as cidades de Floriano, Canto do Buriti, Bom Jesus, Teresina, Campo Maior, Oeiras, Bom Jesus, Corrente, S?o Raimundo Nonato, S?o Jo?o do Piau?, Valen?a e Picos.

Guedes diz que o Emater pretende reduzir o ?xodo rural observando tr?s pilares importantes, como o investimento, em que ? observada a melhor aplica??o do cr?dito e assist?ncia t?cnica no ?mbito do Pronaf; o conhecimento, que visa dar aos pequenos agricultores orienta??o necess?ria para o desenvolvimento. Neste item, o Emater trabalha em parceria com a Embrapa. O outro pilar ? a comercializa??o, em que o instituto d? apoio efetivo para a agricultura familiar.

A meta, segundo Guedes, ? expandir a agricultura familiar, com assist?ncia t?cnica especializada. Ele informa que o instituto estar? presente em todo o Estado. ?Nossa miss?o ?, at? outubro deste ano, inaugurar escrit?rios do Emater em todas as cidades do Piau?. O governador autorizou a compra de equipamentos (escrit?rio) e ve?culos para estes escrit?rios e j? foram empossados t?cnicos que ser?o lotados nos munic?pios?, afirma.

A cobertura do Emater em todas as cidades vai resultar numa melhor assist?ncia aos agricultores, com elabora??o de projetos e orienta??o para aplica??o de recursos. ?O instituto tamb?m atende aos assentamentos e a inten??o ? ampliar a produ??o de arroz, feij?o, milho, mandioca e caju e tamb?m incentivar a cria??o de caprinos, ovinos, apicultura e galinha caipira?, comenta.

Al?m do Emater, s?o parceiros importantes do agricultor familiar a Secretaria de Desenvolvimento Rural atrav?s do Programa Compra Direta, que adquire o excedente de produ??o dos agricultores; e a Conab, que realiza o Programa de Aquisi??o de Alimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES