Piauí supera 80% na vacinação e quer sair do risco desconhecido da Febre Aftosa

Santa Filomena atingiu 100% do índice de vacinação contra a febre aftosa

Piauí supera 80% na vacinação e quer sair do risco desconhecido da Febre Aftosa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Santa Filomena atingiu 100% do ?ndice de vacina??o contra a febre aftosa. O munic?pio teve o melhor desempenho na primeira etapa da campanha, realizada no Estado em 2008, segundo resultado divulgado nesta quinta-feira, 3, no Pal?cio de Karnak, pela Ag?ncia de Defesa Agropecu?ria do Piau? (Adapi). A m?dia do Estado superou 80% do ?ndice de vacina??o, atendendo uma das principais exig?ncias do Minist?rio da Agricultura para que o Piau? saia da condi??o de risco desconhecido para a de m?dio risco.

Com esse resultado, o Governo do Estado vai pedir, ainda este ano, ao Minist?rio da Agricultura que fa?a uma auditoria para que o Piau? saia da condi??o de risco desconhecido. ?O esfor?o que estamos fazendo representa, por ano, um investimento de R$ 15 milh?es. Estamos autorizando a contrata??o de mais 78 t?cnicos. O Estado j? fez dois concursos e hoje tem aproximadamente 400 funcion?rios?, disse o governador Wellington Dias.

O resultado tamb?m foi comemorado pelos criadores. ?Chegamos ao ponto desejado. Estamos acompanhando o trabalho do governador junto ao Minist?rio e estamos satisfeitos?, disse o presidente da Federa??o de Agricultura e Pecu?ria do Estado do Piau?, Carlos Augusto Cunha, conhecido como Ca?. Este ano, o Piau? est? completando 12 anos sem registrar casos de febre aftosa.

Segundo o diretor da Adapi, Jos? Ant?nio Filho, al?m de superar o ?ndice de 80%, uma das vantagens da campanha foi a atualiza??o dos dados sobre o rebanho. O munic?pio de Santa Filomena, que havia registrado na Ag?ncia nove mil cabe?as de gado, hoje o n?mero ? de 13 mil. ?Vamos pedir uma auditoria do Minist?rio da Agricultura em novembro?, diz Filho.

No entanto, o resultado dessa etapa tamb?m mostra que o munic?pio de Tamboril teve um ?ndice de vacina??o abaixo do esperado, de apenas 34% do rebanho. Ent?o, ainda em julho, as equipes da Adapi v?o retornar a esses munic?pios que est?o abaixo da m?dia (80%) para que eles vacinem seu rebanho, para ent?o pedir a auditoria do Minist?rio. ?A doen?a que atinge uma vaca, um porco, uma planta, traz s?rias conseq??ncias aos seres humanos?, argumenta o governador.

De acordo com o superintendente federal do Minist?rio da Agricultura, Aurino Ant?nio Nunes, esse ? um passo importante que vai possibilitar aumentar no Estado a capilaridade da Adapi. ?A Ag?ncia n?o mediu esfor?os e soube fazer o trabalho de divulga??o da campanha contra a aftosa?, disse, ao parabenizar o empenho pessoal do governador.

De acordo com o governador Wellington Dias, esse resultado vai permitir que o Piau? possa vender seus produtos na ?rea rural e vegetal para o Brasil e para o mundo e pode gerar crescimento econ?mico e gera??o de emprego e renda. Para o vice-governador Wilson Martins, o desempenho alcan?ado pelo Estado ? fruto de uma pol?tica de governo para o setor rural que inclui a cria??o da Adapi. ?O Piau? reconquistou a confian?a do setor agropecu?rio?, diz Martins, agradecendo a todos os criadores que aderiram ? campanha em nome da Associa??o Piauiense de Criadores de Zebu.

rebanho em Santa Filomena

O desempenho alcan?ado em Santa Filomena ? resultado do envolvimento e mobiliza??o dos criadores para a import?ncia da campanha que elevou de 3.801 gados vacinados na ?ltima campanha para 14.013 nesta. O trabalho de envolvimento dos criadores incluiu visitas ?s fazendas, v?rias palestras no Sindicato Rural e um intenso trabalho de divulga??o nas r?dios.

Segundo o coordenador da Usav de Santa Filomena, o munic?pio superou, inclusive, a estimativa do IBGE para o munic?pio, que era de 11.900 cabe?as, e o cadastro da pr?pria Adapi que tinha registrado apenas 9.900 cabe?as. ?Fizemos um trabalho forte de mobiliza??o da popula??o?, explica o coordenador da Usav de Santa Filomena, Roberto Alves dos Reis Filho.

?J? atingimos o ?ndice de cobertura desej?vel e o Estado n?o tem medido esfor?os no sentido de dotar a Adapi da estrutura necess?ria?, disse o secret?rio de Desenvolvimento Rural, ?lcio Portela, durante a



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES