PIB dos EUA cai 4,8% no 1º trimestre, afetado pela pandemia de Covid

É a maior queda trimestral desde os últimos três meses de 2008, quando o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4%

| reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia dos Estados Unidos encolheu a uma taxa anualizada de 4,8% no primeiro trimestre de 2020, encerrando a mais longa expansão da história do país, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (29) pelo escritório de estatísticas econômicas do país (BEA), ligado ao Departamento do Comércio. No trimestre anterior, a economia havia crescido 2,1%. As informações são do G1.

É a maior queda trimestral desde os últimos três meses de 2008, quando o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4%. Os dados são uma primeira estimativa, e vão passar por revisões posteriores. Em dólares correntes, o PIB recuou 3,5%, ou US$ 191,2 bilhões, para o patamar de US$ 21,54 trilhões.

Segundo o BEA, a queda do PIB nos primeiros três meses do ano se deveu, em parte, à pandemia do coronavírus, que fez com que governos locais emitissem ordens para que a população ficasse em casa.

"Isso levou a mudanças rápidas na demanda, conforme empresas e escolas entraram em trabalho remoto ou cancelaram suas operações, e consumidores cancelaram, restringiram ou redirecionaram seus gastos", diz escritório.

A entidade aponta ainda que os efeitos completos da pandemia da Covid-19 não podem ser quantificados nas estimativas de PIB para o primeiro trimestre de 2020 porque os impactos estão geralmente incorporados aos dados de origem e não podem ser identificados separadamente.

Influências

A queda no PIB reflete contribuições negativas de consumo pessoa, investimento fixo não residencial, exportações e investimentos privados. Houve contribuições positivas, no entanto, de investimentos fixos residenciais, gastos estatais e importações.

O recuo nos gastos pessoais veio na esteira do recuo em serviços, liderados por saúde e bens (veículos e partes). Já a queda nas exportações foi resultado principalmente da queda nos serviços, liderada por viagens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES