Polo de Saúde cresce para z.Sul por mais espaço

Atraindo um grande número de pacientes de várias partes do país, o polo de saúde do centro de Teresina está se expandindo para a zona Sul.

Polo de saúde se expande. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina é referência em saúde, e como referência tem sentido, nos últimos anos, a necessidade de expansão. Hospitais tradicionais estão ampliando seus leitos e outros centros de saúde privados sendo construídos em outras regiões. O fato de o espaço do polo de saúde na região central de Teresina já estar saturado faz com que a zona sul, próximo ao polo, se torne espaço ideal para um prolongamento.

Tanto pela proximidade quanto pela qualidade dos espaços, a zona sul tem se tornado uma opção e já está sendo explorada por empresários do setor. O mais notório são as clínicas.

Na Rua Monsenhor Gil, próximo à Rua Goiás, no bairro Ilhotas, por exemplo, uma clínica urológica foi inaugurada recentemente. Uma residência deu lugar à clínica que fica localizada em um ponto estratégico.

Próximo a ela, já na Rua Rio Grande do Sul, outras clínicas pediátricas, de estética, entre outras se instalaram na via que também foi beneficiada pela passagem dos ônibus interestaduais em frente a esses estabelecimentos, o que dá a esses estabelecimentos uma maior visibilidade.

Aos poucos a via se torna mais movimentada e tem chamado a atenção para essa expansão.

Assim como as estruturas já existentes estão sendo readaptadas para a instalação de clínicas, novos prédios estão sendo construídos, como pode ser visto na Rua Olavo Bilac, já próximo à Av. Miguel Rosa. O local dará lugar às instalações de uma clínica.

De acordo com os próprios clientes essa realidade já era uma necessidade em Teresina, já que a cidade está crescendo, assim como suas necessidades.

Para quem utiliza os serviços do polo, a expansão é mais do que necessária e é um fator não só motivado pela falta de espaços, mas sobretudo pela qualidade dos serviços.

?É ótimo, pois quando se vai para o centro não tem espaços para estacionar. Hospitais lotados. É, sim, uma necessidade. Como a zona sul é próximo ao polo, é uma boa. Área tem?, diz o comerciante José Vieira.

Pensões se espalham para atender demanda de pacientes

Como referência, a saúde em Teresina é responsável por gerar riqueza na cidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e financeiro. E as pensões tiram grande proveito nesse sentido. Ao redor dos hospitais, toda uma dinâmica comercial se faz necessária.

E é a necessidade que fez crescer o comércio das pensões. Hoje, elas estão situadas em boa quantidade na zona sul, como forma de atender a demanda do interior do Piauí e de outros estados e fugindo da falta de espaços para novos espaços de hospedagem no centro da cidade.

Mas não é de agora que as pensões têm se espalhado por outras zonas. Muitas delas têm mais de 10 anos de funcionamento e entre os fatores para esse deslocamento, além do preço do aluguel dos prédios no centro, se deve principalmente à grande quantidade de pacientes vindos de outros locais.

Somente no bairro Piçarra, há pelo menos cinco pensões distribuídas pela região que atendem a demanda da área da saúde da zona sul e do centro. Essas casas de hospedagens ficam praticamente no centro dos dois polos e constantemente recebem clientes.

Como forma de resolver o problema da distância, o serviço de transporte foi uma alternativa para incrementar os serviços a essas pessoas, um serviço comum a praticamente todas as pensões. ?O transporte facilita muito para eles.

Como eles vêm de fora, a maioria não conhece a cidade, então é um serviço indispensável?, afirma George Leite, funcionário de uma pensão localizada no bairro Ilhotas.

Socorro Costa tem uma pensão na Avenida Odilon Araújo há 12 anos, próximo ao Mercado da Piçarra, e afirma que a referência da saúde de Teresina tem sido fundamental para a expansão desse tipo de serviço. ?Eles vêm fazer tratamento e ficam. Como vêm do interior, muitas pessoas do sul do Estado, distantes de Teresina, muitos procuram ficar?, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES