Prazo para o Brasil obter grau de investimento deve ser de 1 ou 2 anos

Prazo para o Brasil obter grau de investimento deve ser de 1 ou 2 anos

Prazo para o Brasil obter grau de investimento deve ser de 1 ou 2 anos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse hoje acreditar que o Brasil deve atingir o grau de investimento num prazo n?o muito longo, mais perto de um a dois anos do que em oito ou 10. Ele ressalvou que as ag?ncias de classifica??o de risco passam por um momento delicado, porque erraram avalia?es e n?o previram a crise hipotec?ria americana.

Algo que deixei de fazer ? tentar prever o que v?o fazer as ag?ncias de rating, disse Meirelles na Comiss?o de Assuntos Econ?micos (CAE) do Senado. Agora, elas est?o sujeitas a questionamentos e est?o cuidadosas. Ele lembrou aos senadores que o Brasil teve um upgrade no meio da turbul?ncia, e, por isso, est? caminhando para o investment grade.

Ao fazer uma avalia??o da crise de cr?dito imobili?rio americana, Meirelles mostrou gr?ficos e n?meros para sustentar aos senadores que pa?s o tem resistido ?s turbul?ncias iniciadas em junho. O Brasil n?o enfrentou problemas de liquidez, disse ele, com alguns indicadores como a oscila??o no risco-pa?s e na taxa de c?mbio, mais positivos que os demais emergentes.

Ele citou o aumento das reservas cambiais para US$ 162 bilh?es como um dos elementos de redu??o da vulnerabilidade do pa?s, al?m da infla??o consistente na trajet?ria da meta.

Alguns senadores mostraram-se preocupados com as an?lises que apontam pequena redu??o no custo da d?vida p?blica interna em t?tulos, apesar da queda da taxa b?sica de juro Selic.

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), por exemplo, questionou: o governo n?o teria registrado mais economia se tivesse indexado seus pap?is apenas ? varia??o da Selic? Meirelles lembrou que atrelar d?vida soberana a taxas flutuantes ou mesmo ? varia??o cambial n?o ? uma pr?tica favor?vel, pois quando o juro sobe, o endividamento tamb?m cresce. Segundo ele, o Tesouro Nacional segue a pr?tica prudencial de outros pa?ses e busca ampliar a parcela prefixada, para dar maior estabilidade ? d?vida no longo prazo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES