Preço do leite deve cair neste 2º semestre, avalia pesquisador da Embrapa

A queda de preços no atacado já começou a ser registrada neste mês por causa da maior oferta e o fim do período de seca.

Preço do leite | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fase mais crítica da disparada do preço do leite para o consumidor pode estar perto do fim. A queda de preços no atacado já começou a ser registrada neste mês por causa da maior oferta e também o fim do período de seca. As informações são do do Estadão Conteúdo.

Desde o início de agosto até a última terça-feira (16), a cotação do litro de leite no atacado de São Paulo já caiu quase 17%, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A redução veio depois de acumular alta de quase 80% no ano, segundo o Índice de preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a medida oficial da inflação do País.

Apesar da redução, preço não deve voltar ao registrado antes da pandemia | Foto: Freepik

"O pior momento de alta de preços acho que já passou", afirma o pesquisador em economia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite, Samuel José de Magalhães Oliveira. Ele pondera que o nível de preços anterior à pandemia não deve ser retomado, mas acredita que as cotações atuais muito elevadas cedam neste segundo semestre. 

Entressafra atípica

Segundo o Oliveira, da Embrapa, esta foi uma das piores entressafras. No primeiro trimestre, a captação de leite pela indústria, que reponde pela maior fatia do mercado, foi de 5,9 bilhões de litros. É um volume 10,3% menor comparado ao mesmo período do ano anterior. "Há quatro anos não tínhamos uma captação de leite tão baixa", diz.

Além da forte seca, o pesquisador da Embrapa explica que uma combinação desfavorável de fatores levou à disparada do preço do leite. Entre eles, estão os choques de preços dos grãos usados na alimentação do gado, como milho e soja, e os lockdowns provocados pela pandemia. Também a guerra entre Rússia e Ucrânia, dois grandes produtores de grãos, encareceu ainda mais o custo do litro de leite.

O resultado foi que o gasto para produzir leite disparou e o preço oferecido pelas indústrias, pressionado pelo consumo fraco no varejo, não cobriu esse aumento. O pico da alta de custos medidos pela Embrapa ocorreu em agosto do ano passado, quando os aumentos acumulados em 12 meses chegaram a 40%, diz o pesquisador.

Sem uma remuneração adequada, produtores descartaram matrizes e até desistiram do negócio. Esse quadro explica a alta explosiva de preços no varejo que houve até um mês atrás, com forte redução na oferta.

Reversão

No entanto, o quadro começou a mudar. Os preços elevados oferecidos pelas indústrias voltou a estimular os produtores. Adicionalmente, os sinais de recessão na economia global provocaram queda nas cotações dos grãos e aliviaram custos. De janeiro a julho, os gastos com produção de leite subiram apenas 1,2%, aponta a Embrapa.

"Poucas vezes houve um estímulo tão forte via preço para o aumento da produção como neste meio de ano", frisa Oliveira. Ele conta que há relatos de produtores que estão dando mais ração aos animais, a fim de obter um ou dois litros a mais de leite por dia. Essa mudança já começa a ter impacto no aumento da oferta, nos preços e na normalização do abastecimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES