Preços dos alimentos sobem em todo o mundo

Preços dos alimentos sobem em todo o mundo

Preços dos alimentos sobem em todo o mundo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As mudan?as clim?ticas e o aumento do consumo est?o fazendo subir os pre?os dos alimentos, segundo os especialistas. O ?ndice de pre?os ao consumidor da Fipe mostra que, de janeiro a novembro, os pre?os em S?o Paulo subiram 10,5%. S? na primeira semana de dezembro, os alimentos j? ficaram quase 1,5% mais caros.

A demanda mundial por alimentos vem crescendo mais que a produ??o, principalmente por causa de pa?ses como a China e a R?ssia. O resultado ? aumento de pre?o ? uma situa??o que n?o deve mudar t?o cedo e que s? piora em ?pocas de entressafra ou de queda na produ??o.

?Todas as coisas est?o mais caras. A batata at? que est? mais em conta, o tomate tem semana que est? mais caro, tem semana que est? mais barato, variando de um pre?o para o outro?, comenta a dom?stica Joselita Matos.

Em um pa?s agr?cola como o Brasil, a explica??o para a alta dos pre?os quase sempre ? o clima. ?Tem ?poca em que a gente se assusta bastante, principalmente com ingredientes da salada, dependendo da ?poca, se est? chovendo muito, altera o pre?o?, diz a publicit?ria Cec?lia Elidi Salvador. A salada subiu mais de 5% na primeira semana do m?s, segundo ?ndice da Funda??o Get?lio Vargas.

Para chegar ?s prateleiras com esses pre?os, os alimentos passam por v?rias etapas. O milho ? um exemplo. Antes do plantio, o produtor j? sabia que o produto iria valorizar no futuro porque os gr?os est?o virando combust?vel nos Estados Unidos e tamb?m porque o mundo est? comendo mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES