Presidente da GM diz que ,hoje é um dia difícil, mas importante

Fritz Henderson, presidente e executivo-chefe da montadora

Fritz Henderson da GM | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Washington, 1 jun (EFE).- Fritz Henderson, presidente e executivo-chefe da montadora General Motors (GM), disse durante entrevista coletiva que "hoje é um dia difícil, mas muito importante" para a companhia, porque marca o início da reinvenção da montadora automobilística.

Durante uma hora, o dirigente da General Motors manteve o mesmo tom otimista que o expressado pelo presidente Barack Obama durante uma entrevista coletiva na Casa Branca e na qual o chefe de Estado disse que a concordata dá à GM "a oportunidade de renascer".

Henderson disse que hoje "é um momento de definição na história" da companhia e que, graças aos acordos alcançados com os Governos de EUA, Canadá, o sindicato United Auto Workers (UAW) e "a maioria dos credores", a nova companhia será menor e dirigida ao cliente.

Ele também repetiu que nunca desejou declarar a quebra da firma, mas que o processo judicial iniciado hoje, e o qual espera que dure entre 60 e 90 dias, "permitirá (à empresa) chegar" ao novo "destino" e de forma rápida.

Para o executivo, "o mais difícil" foi o fechamento de unidades (14 até 2012) e a eliminação de milhares de postos de trabalho.

Sobre as subsidiárias da GM fora dos EUA e do Canadá, reconheceu que foram afetadas pela queda da demanda nos Estados Unidos, mas o CEO da GM esclareceu que as "operações no México não estão incluídas na quebra".

Henderson repetiu que a declaração de falência "não terá impacto" na Europa, na América do Sul ou na Ásia e que, nestes lugares, as subsidiárias seguirão operando "sem interrupções".

Finalmente, o executivo pediu aos clientes da velha GM que não abandonem a montadora e que "nos deem outra oportunidade".

UOL CelularAcompanhe as notícias do

UOL no seu celular:

celular.uol.com.br UOL WidgetsSaiba como ter em seu site

todas as notícias do UOL:

widgets.uol.com.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES