Presidente da Investe Piauí reforça projeto da ZPE

A audiência pública foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlson Pessoa.

Vereador Carlson Pessoa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Investe Piauí e da ZPE Parnaíba, Victor Hugo Saraiva, e o vice-presidente da ZPE, Paulo Roberto Cardoso, participaram de audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Parnaíba para tratar sobre os planos do Governo do Estado para com a zona de exportação piauiense e outros projetos de infraestrutura da região, como o Porto de Luis Correia.  

A audiência pública, realizada nesta segunda-feira, 19, foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlson Pessoa.

Na audiência pública, os gestores explicaram que a mudança faz parte das estratégias de desenvolvimento do governador Wellington Dias e o secretário de Fazenda Rafael Fonteles, e tem como finalidade fortalecer o projeto da ZPE Parnaíba, agregando outros grandes investimentos por meio da nova empresa. 

Conforme Victor Hugo, a Investe Piauí foi criada no modelo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), responsável por todos os grandes projetos estruturantes daquele Estado. 

Victor Hugo disse que a criação da nova empresa não gerou despesa de custeio para o Estado, pois a Investe Piauí tem a mesma estrutura da ZPE Parnaíba.

Vereador Carlson Pessoa pediu a audiência pública para falar da ZPE 

Os vereadores que participaram da audiência pública tiveram os questionamentos respondidos pelo presidente e vice-presidente da ZPE. Eles afirmara que a extinção da ZPE Parnaíba nunca esteve em pauta e que a única mudança foi a renomeação da Empresa Administradora da ZPE, que passa a ser Investe Piauí.

A Investe Piauí tem a missão maior de cuidar de todos os projetos de infraestrutura econômica do Estado do Piauí, onde se inclui  ZPE, o Porto de Luis Correia, os distritos industriais ou empresariais em todo o Piauí, o distrito tecnológico de Teresina, entre outros grandes empreendimentos da área de desenvolvimento econômico.

Os vereadores manifestaram votos de sucesso à Investe Piauí e se colocaram à disposição do Governo do Estado no que for necessário à conclusão da última etapa de implantação da ZPE Parnaíba, que é o alfandegamento. 

Victor Hugo e Paulo Cardoso afirmaram que a demora do alfandegamento é resultado das restrições impostas pela antiga legislação alfandegária. Entretanto, eles disseram que o quadro mudou e a legislação nova passou a permitir o alfandegamento apenas da área afetada à Receita Federal, onde se processarão as operações de embaraçamento e desembaraçamento aduaneiro. Com isso, em vez de ter que alfandegar 30 hectares, o governo terá que estruturar apenas 10 hectares, tornando o projeto viável.

Plenário virtual discutiu ZPE em audiência pública

Vitor Hugo Saraiva explicou que devido à flexibilização das regras de alfandegamento pela Receita Federal, finalmente o Governo do Estado, por meio da Investe Piauí, está concluindo o processo licitatório para a aquisição de todos os equipamentos necessários ao alfandegamento. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES