Presos produzem 80 mil cubos de rodas para bicicleta por mês no Piauí

Eles trabalham na mini-fábrica de cubos de rodas e aros de bicicletas

Presos produzem 80 mil cubos de rodas para bicicleta por mês no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma parceria bem sucedida entre o Governo do Estado, atrav?s da Secretaria da Justi?a e a f?brica de bicicletas Houston Bike do Nordeste, beneficia 50 apenados da Penitenci?ria Irm?o Guido, em Teresina. Eles trabalham na mini-f?brica de cubos de rodas e aros de bicicletas.

A Secretaria da Justi?a destacou um pavilh?o inteiro para a instala??o dos equipamentos da linha de produ??o no pres?dio. Os presos trabalham os dois turnos e produzem cerca de 80 mil cubos por m?s e cinco mil aros de bicicletas. Al?m de proporcionar atividade profissionalizante, a parceria com a maior f?brica de bicicletas do Brasil e uma das maiores da Am?rica Latina, proporciona renda aos apenados e a remiss?o da pena.

A Lei de Execu??o Penal de 1984, prev? o benef?cio da remiss?o da penalidade aos presos que trabalham durante o cumprimento da pena: a cada tr?s dias de trabalho na mini-f?brica de rodas de bicicletas, eles t?m a menos um dia na penalidade. Dias a menos que v?o aproximar os detentos do retorno ? sociedade.

A parceria com a Houston Bike come?ou em 2003 e alguns presos j? est?o em liberdade condicional, gra?as ? remiss?o da penalidade por ter bom comportamento e trabalhar na linha de montagem das rodas de bicicletas. No in?cio, em apenas pouco mais de 20 presos trabalhando num espa?o do pavilh?o. Agora, s?o mais de 50 apenados, inclusive presos do regime especial que trabalham enquanto cumprem suas penalidades.

Para a secret?ria da Justi?a, Cl?ia Maia, a parceria entre a Secretaria e a empresa Houston Bike beneficia o Sistema Penitenci?rio, pois proporciona trabalho e renda aos internos da Penitenci?ria Irm?o Guido. ?Este ? um exemplo bem sucedido de uma parceria que beneficia a comunidade carcer?ria?.

O mais importante ? que, nos cinco anos de atividade da parceria, n?o foi registrada nenhuma tentativa de fuga dos presos que trabalham na produ??o das rodas de bicicletas. Agora, a Secretaria da Justi?a busca ampliar a parceria, criando novas vagas para presos e ampliando a produ??o no estabelecimento prisional. A Penitenci?ria Irm?o Guido tem capacidade para abrigar 324 presos e atualmente conta com 294 internos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES