Pressionado por alimentos como o pão francês, índice mais que dobra em Abril

Em Fortaleza, o indicador subiu apenas 0,01 ponto percentual, ficando em 0,44%

Pressionado por alimentos como o pão francês, índice mais que dobra em Abril | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um indicador sinaliza a persistente alta dos pre?os dos alimentos: o IPCA-15 subiu 0,59% em abril e superou em 0,36 ponto percentual o ?ndice de mar?o (0,23%). O indicador mais do que dobrou em raz?o dos fortes aumentos dos pre?os dos alimentos, cuja varia??o m?dia saltou de 0,40% em mar?o para 1,28% em abril. Somente os produtos aliment?cios responderam por metade do IPCA-15 de abril ? 0,28 ponto percentual.

Na Capital cearense, a varia??o mensal do indicador foi est?vel, passando de 0,43% em mar?o para 0,44% em abril. ? o 8? maior ?ndice, entre as 11 cidades pesquisadas.

No Pa?s, o repique dos alimentos impulsionou o ?ndice acumulado nos ?ltimos 12 meses: a taxa de 4,94% ? maior do que a de 4,55% dos 12 meses encerrados em mar?o. Est?, portanto, acima do centro da meta do governo, fixada em 4,5% ? h? um intervalo de toler?ncia de dois pontos para cima ou para baixo.

Segundo o IBGE, ?v?rios produtos aliment?cios apresentaram alta?. O destaque ficou com o p?o franc?s, cujo pre?o m?dio subiu 6,95% em abril. Foi a maior contribui??o individual para o IPCA-15. Al?m do p?o, todos os demais derivados de trigo tamb?m ficaram mais caros. A farinha subiu 3,71%. Os alimentos que aumentaram na esteira da alta das commodities no mercado internacional e de problemas de oferta foram ?leo de soja (8,82%), a?car cristal (4,89%) e leite pasteurizado (3,41%).

Segundo Marcela Prada, economista da Tend?ncias, o IPCA-15 superou as expectativas e sinalizou um risco cada vez maior de a infla??o estourar a meta. No acumulado em 12 meses, os pre?os dos alimentos j? registram uma alta de 11,95%. Prada diz, por?m, que alta do custo dos alimentos n?o ? um problema exclusivo do Brasil. ?O pre?os est?o subindo em todo o mundo. No Brasil, a infla??o sobe por causa desse choque externo e n?o por causa de press?es de demanda?, analisa. Para a economista, o BC teria de elevar substancialmente os juros para conter o consumo de outros produtos e compensar a press?o dos alimentos, o que n?o seria a melhor escolha. ?Em muitos pa?ses, a infla??o j? supera a meta?.

Em abril, al?m dos alimentos, outros itens importantes tamb?m pressionaram o ?ndice, como ?lcool (1,36%), gasolina (0,54%), vestu?rio (1,35%), energia el?trica (1,30%) e taxa de ?gua e esgoto (0,98%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES