Banco Central: Prévia do PIB tem maior alta em 6 meses

Em outubro, IBC-Br avançou 0,77%, informou Banco Central nesta sexta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de "encolher" 0,5% entre julho e setembro deste ano , a economia brasileira se recuperou e iniciou o quarto trimestre com a maior alta mensal desde abril, segundo indicam informações divulgadas nesta sexta-feira (13) pelo Banco Central (BC).

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), calculado pelo BC e que busca ser uma espécie de "prévia do PIB" (Produto Interno Bruto), teve alta de 0,77% em outubro, após um ajuste sazonal. É o maior crescimento mensal desde abril deste ano, quando, segundo a série revisada do indicador, o IBC-Br subiu 1,38%.

No acumulado de janeiro a outubro, ainda de acordo com dados do BC, a prévia do PIB registrou alta de 2,81%. Nesse caso, a comparação foi feita sem o ajuste sazonal ? considerada mais apropriada por especialistas.

Dados da Serasa Experian divulgados nesta sexta também indicam uma recuperação da economia em outubro . De acordo com o levantamento, a alta ficou em 0,6% no mês, na comparação com setembro, puxada pela expansão de 0,9% na indústria e de 0,4% nos serviços.

Segundo o boletim Focus do Banco Central, divulgado na segunda-feira (9), o mercado financeiro baixou sua expectativa de alta para o PIB em 2013, de 2,5% para 2,35%. Para o ano que vem, a estimativa de expansão econômica recuou de 2,11% para 2,10%.

Resultados do IBC-Br x PIB

O IBC-Br foi criado para tentar ser um "antecedente" do PIB. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Os últimos resultados do IBC-Br, porém, não têm mostrado proximidade com os dados oficiais do PIB, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado do IBC-Br de 2012, por exemplo, mostrou um crescimento de 1,6%. Posteriormente, o resultado oficial do PIB mostrou uma alta menor, de 0,9% no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, o mesmo aconteceu: enquanto o IBC-Br registrou uma expansão de cerca de 1,1% sobre os três últimos meses de 2012, o PIB veio menor, com um crescimento de 0,6%. No segundo trimestre deste ano, o IBC-Br avançou 0,89%, enquanto o PIB cresceu bem mais: 1,5%. Já no terceiro trimestre, o indicador do BC teve retração de 0,11%, mas o PIB caiu mais ? 0,5%.

Em dezembro do ano passado, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, disse que o IBC-Br não seria uma medida do PIB, mesmo que tenha sido criado para tentar antecipar o resultado, mas apenas "um indicador útil" para o BC e para o setor privado. "Se o IBC-Br acertasse na mosca é que seria surpreendente", afirmou ele na ocasião.

Desempenho da economia

O fraco desempenho da economia registrado em 2012 e uma recuperação menor que o esperada este ano estão relacionados, segundo economistas, com a economia mundial, que, apesar da melhora nos últimos meses, ainda se ressente da crise financeira. Além disso, há a baixa confiança do empresariado, o alto nível de endividamento das famílias e o menor crescimento do emprego formal.

O atual cenário acontece apesar de várias medidas anunciadas pelo governo no decorrer do ano passado ? como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca (geladeiras, freezers, fogões, micro-ondas, lavadoras, secadoras e condicionadores de ar) e automóveis ?, do aumento do dólar e da redução em mais de R$ 100 bilhões dos chamados depósitos compulsórios. O governo também reduziu, no ano passado, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos tomados por pessoas físicas e deu prosseguimento à desoneração da folha de pagamentos, entre outras medidas.

Definição dos juros

O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros do país. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressões inflacionárias. Atualmente, entretanto, os juros básicos estão em 10% ao ano, após seis elevações em 2013.

Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas preestabelecidas. Para 2013, 2014 e 2015, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pode ficar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.

A expectativa do mercado financeiro é de que os juros continuem subindo no começo do ano que vem e atinjam 10,25% ao ano em janeiro. Segundo analistas, a política de gastos públicos em alta ? com um corte menor no orçamento este ano por parte do governo federal ?, a alta do dólar em 2013 e o aumento da gasolina contribuem para pressionar a inflação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES