Comércio: Procura e preço de peixes devem aumentar

A venda do produto no Mercado do Peixe deve ter um aumento significativo esta semana.

VENDAS | Consumidores lotam o Mercado nessa época do ano, principalmente, em busca dos melhores peixes | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o início da Semana Santa, uma tradição religiosa que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, grande parte das pessoas, principalmente os católicos, têm como tradição, por motivos religiosos, não consumir carne vermelha nesse período. É, portanto, o momento máximo do consumo de peixe, que, segundo muitos nutricionistas, além de ser rico em proteínas, é bem mais saudável. E falou em peixe, falou em mercado público, com as suas tradicionais e conhecidíssimas peixarias.

Em Teresina, o local onde o produto é encontrado em grande quantidade e diversidade, sem contar com a qualidade e higienização, é o Mercado do Peixe, localizado na divisa da zona Leste com a zona Sudeste.

Pela proximidade com a região do Grande Dirceu, o mercado fornece o produto para toda Teresina e mais especificamente para a região Sudeste. Hoje, segunda-feira, as vendas começam a aquecer e, por conta disso, os permissionários aumentam o estoque de peixe, preparando-se para receber um grande número de consumidores.

O permissionário e proprietário de um boxe no Mercador do Peixe, Francisco Xavier, diz que todos os anos é sempre a mesma coisa, ou seja, aumenta o consumo de peixe, ainda mais nessa época e, consequentemente, o preço do produto também dispara. O peixe comercializado no local é proveniente de Belém, Bahia, São Luís e Parnaíba, no Piauí.

Francisco Xavier explica que o mercado abastece todos os grandes mercados de bairros da cidade e, principalmente, o Mercado do Dirceu, pelo fato de ser mais próximo. O consumidor pode encontrar no local quase todos os tipos de peixes, tipo: filé de pescada, salmão, piratinga, branquinha, tambaqui, piranha, até camarão, patinha e carne de caranguejo. Outro permissionário, Israel França, também acredita no aumento das vendas, durante toda esta semana. Ele também está se preparando para isso, ou melhor, a partir de hoje, vai aumentar a compra de peixes, para proporcionar variedade e qualidade para os clientes. ?A partir de hoje, esperamos que as vendas cresçam. Nos preparamos, comprando mais, porque sabemos que as vendas vão aumentar, pelo menos é o que esperamos?, acredita.

A permissionária Maria Aparecida Rodrigues conta que as maiores vendas de seu box, ao longo do ano e mais ainda no período da Semana Santa, são principalmente para as churrascarias e restaurantes do Grande Dirceu. Geralmente, diz ela, são comercializados cerca de mil quilos de peixes por mês, o que costuma ?dobrar? na Semana Santa. Aparecida diz ainda que este ano, a Vigilância Sanitária está exigindo o fardamento para todos os trabalhadores do mercado. O proprietário de cada boxe vai comprar a farda e os empregados vão pagar depois.

Vigilância Sanitária faz fiscalização ?severa?

Por conta da proximidade da Semana Santa, a Vigilância Sanitária de Teresina realizou uma fiscalização, neste final de semana, no Mercado do Peixe, o que, na opinião dos permissionários, provocou complicações na vida dos trabalhadores. ?Não reclamamos da fiscalização, mas da forma como os fiscais chegam ao mercado. Na quinta-feira eles chegaram quebrando os isopores dos boxes, dizendo que não prestavam mais, quando, na realidade, eram isopores que ainda estavam bem conservados. Nós aqui, passamos a manhã toda comercializando e à tarde, fazemos a limpeza de tudo, principalmente dos isopores, que são lavados com sabão, água sanitária e escova. Não tinha necessidade de agir da forma que eles agiram.

Foram muitos os prejuízos. Os fiscais quebraram cerca de oitenta isopores e cada isopor, hoje, custa cerca de noventa reais. Tanto vagabundo sem trabalhar e nós que estamos tentando sobreviver passamos por um constrangimento desses?, desabafa o permissionário Francisco Xavier.

Na opinião dos permissionários, os prejuízos com os isopores irão refletir no aumento no preço dos peixes. ?Eles são quem contribuem para o aumento no preço do peixe. Eles deveriam era orientar os permissionários. E outra coisa, eles só aparecem aqui no período da Semana Santa e peixe a gente vende o ano inteiro. O que eles fizeram foi uma humilhação com os permissionários?, ressaltou.

O permissionário Israel França conta que a revolta dos permissionários foi geral, também porque os fiscais recolheram facas com cabos de madeira e ainda os utensílios utilizados para retirar as escamas de peixes, também de cabos de madeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES