Produção da indústria brasileira sobe 0,7% em setembro, diz IBGE

O último aumento no índice da indústria havia sido registrado em junho

De janeiro a setembro, a atividade fabril cresceu 1,6% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de recuar em julho e ficar estagnada em agosto, a produção da indústria brasileira registrou alta de 0,7% em setembro, segundo informou nesta sexta-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com setembro de 2012, o setor teve aumento de 2%.

De janeiro a setembro, a atividade fabril cresceu 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a taxa acumulada nos últimos 12 meses mostra alta menor, de 1,1%.

A produção mostrou avanço em 13 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE, com destaque para veículos automotores, que registraram aumento de 6,2%. Na sequência, entre as maiores altas, estão os ramos de equipamentos de transporte (8,6%), outros produtos químicos (2,7%), perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (8,4%), farmacêutica (2,5%), produtos de metal (1,4%) e indústrias extrativas (0,8%).

Na contramão, entre os 13 ramos da indústria analisados que mostraram recuo e que tiveram maior contribuição sobre o índice geral foram impressão e reprodução de gravações (-12,2%) e refino de petróleo e produção de álcool (-4,5%). Depois, aparecem os setores de vestuário e acessórios (-10,5%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,5%), alimentos (-0,4%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-2,0%) e máquinas e equipamentos (-0,5%).

Na análise das categorias de uso, na comparação mensal, bens de capital avançaram 4% e bens de consumo duráveis, 2,3%. O setor produtor de bens intermediários mostrou estabilidade, e o de bens de consumo semi e não duráveis caiu 1,4%.

Comparação anual

Em relação a setembro de 2012, a indústria cresceu 2% e mostrou resultados positivos em três das quatro categorias de uso e em 19 das 27 atividades.

O que mais pesou sobre a taxa geral nessa base de comparação foram máquinas e equipamentos (17,9%) e veículos automotores (11,6%).

Outras contribuições partiram de outros produtos químicos (4,3%), outros equipamentos de transporte (9,8%), alimentos (1,9%), perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (13,7%) e produtos diversos (23%).

Na comparação com setembro de 2012, entre as oito atividades que reduziram a produção, os principais impactos partiram de edição, impressão e reprodução de gravações (-22,2%), farmacêutica (-20,4%) e bebidas (-6,5%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES