Produção da indústria brasileira volta a cair no mês de novembro, diz IBGE

Recuo de 3,2% no setor de veículos influenciou queda de 0,2% na indústria

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção da indústria brasileira voltou a cair em novembro. Na comparação com o mês anterior, a redução foi de 0,2%, conforme aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (8). Em setembro e, em outubro, a atividade fabril havia crescido 0,6%.

Na comparação com novembro de 2012, o setor avançou 0,4%. Esse foi o terceiro resultado positivo seguido nesse tipo de comparação. No ano, de janeiro a novembro, a produção da indústria teve avanço de 1,4% na comparação com o mesmo período de 2012. Nos últimos 12 meses, a atividade acumula alta de 1,1% - leve alta frente diante de outubro (0,9%).

Em novembro, frente ao mês anterior, a produção caiu em 14 dos 27 ramos da indústria pesquisados pelo IBGE, com destaque para o recuo de 3,2% no setor de veículos automotores, a segunda queda seguida. "Esse recuo devolveu parte importante do ganho de 9,1% verificado nos meses de agosto e setembro", diz o IBGE em nota.

Também tiveram resultados negativos máquinas e equipamentos (-3,0%), edição, impressão e reprodução de gravações (-5,3%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (-16,0%), indústrias extrativas (-3,1%) e produtos de metal (-3,4%).

Na contramão, entre as atividades que tiveram aumento de produção e que mais influenciaram positivamente o índice geral foram as indústrias farmacêutica (9,6%), de refino de petróleo e produção de álcool (4,0%), de outros produtos químicos (3,3%), de metalurgia básica (3,1%), de máquinas para escritório e equipamentos de informática (3,8%), de alimentos (0,5%) e de material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (2,7%).

Na análise das categorias de uso, só a de bens de capital mostrou queda, de 2,6%, na comparação com outubro. Já a produção de bens intermediários cresceu 1,2% e a de bens de consumo duráveis e de bens de consumo semi e não duráveis, 0,3%.

Gasolina automotiva

Na comparação com novembro de 2012, a produção avançou em 15 setores, com destaque para o desempenho de refino de petróleo e produção de álcool (10,8%), "impulsionada principalmente pela expansão na produção de gasolina automotiva, óleo diesel e outros óleos combustíveis, álcool etílico e naftas para petroquímica".

Também tiveram desempenhos positivos outros produtos químicos (5,3%), máquinas e equipamentos (4,7%), material eletrônico e aparelhos e equipamentos de comunicações (15,8%), entre outros.

Na outra ponta, entre as 12 atividades áreas que tiveram redução da produção, as maiores variações quedas foram vistas nos ramos de bebidas (-11,2%), edição, impressão e reprodução de gravações (-10,2%) e alimentos (-2,9%), entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES