Produção de castanha de caju do Piauí deve crescer 8,7% em 2021

A expectativa é que haja crescimentos de 2,2% na área plantada e de cerca de 2% na área a colher

A expectativa é que haja crescimentos de 2,2% na área plantada | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2021, cerca de 25,1 mil toneladas de castanha de caju devem ser produzidas no Piauí. O volume é 8,7% superior ao obtido em 2020, quando a produção total da oleaginosa foi de 23,1 mil toneladas. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtidas por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do mês de abril de 2021.

Segundo o supervisor de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí, Pedro Andrade, a previsão de aumento deve-se “à normalidade climática, às novas áreas que entraram em idade produtiva e aos adequados tratos culturais”. Ele ainda salienta que “no contexto nacional, o estado do Piauí figura como o segundo maior produtor de castanha de caju, posição que vem se mantendo há muitas safras”.A expectativa é que haja crescimentos de 2,2% na área plantada (Foto: Reprodução/Internet)

A expectativa é que haja crescimentos de 2,2% na área plantada e de cerca de 2% na área a colher. Em 2021, a área plantada de caju alcançará 76 mil hectares, número maior que os 74 mil hectares registrados em 2020. A área a colher deve chegar a 72 mil hectares, superando os 71 mil hectares do ano anterior.

Além disso, o rendimento de quilogramas por hectare deve ser 6,6% superior ao de 2020. De acordo com o levantamento, em 2020, a produção de castanha de caju rendeu 326 quilogramas por hectare. Em 2021, o número deve chegar a 347 quilogramas por hectare.

Na safra de 2021, o Piauí deverá ser o segundo maior produtor de castanha de caju, gerando 21,9% do volume nacional. O Ceará deve se manter como maior produtor da oleaginosa, responsável por 52,5% da produção total do país. O volume nacional deve chegar a 114,9 mil toneladas, sendo que a expectativa é que o Ceará produza 60,3 mil toneladas, mais que o dobro das 25,1 mil toneladas que devem ser geradas no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES