Produção industrial cai 2,3% no Ceará, diz pesquisa IBGE

A indústria cearense recuou 2,3% em janeiro em relação a igual mês de 2007

A indústria cearense recuou 2,3% em janeiro em relação a igual mês de 2007 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em janeiro, a produ??o industrial do Cear? recuou 3,2% em rela??o a dezembro de 2007. Na compara??o com janeiro de 2007, a ind?stria cearense recuou 2,3%, ap?s tr?s resultados positivos consecutivos neste tipo de compara??o, segundo pesquisa mensal do Instituto Brasieliro de Geografia e Estat?tica (IBGE), divulgada nesta segunda-feira.

Embora apenas tr?s dos 10 setores pesquisados apontem redu??o na produ??o, o resultado da ind?stria t?xtil, com queda de 37,6%, foi determinante para a queda do ?ndice global no estado. A ind?stria t?xtil, que registrou queda em 60% dos produtos pesquisados, foi especialmente pressionada nos segmentos tecidos de algod?o e de malha de fibras sint?ticas.

Com efeitos negativos muito mais suaves sobre a taxa global figuram: m?quinas, aparelhos e materiais el?tricos (-35,6%) e refino de petr?leo e produ??o de ?lcool (-13,9%). As maiores contribui?es positivas sobre a m?dia global vieram de alimentos e bebidas (10,7%) e de cal?ados e artigos de couro (14,9%), impulsionados em grande parte pelo avan?o na produ??o dos itens castanhas de caju torrados e cal?ados de pl?sticos.

No Pa?s, na compara??o com janeiro do ano passado, houve expans?o em todos os locais pesquisados, ? exce??o do Cear? que registrou queda, influenciada particularmente pelo desempenho da ind?stria t?xtil (-37,6%), "refletindo a concess?o de f?rias coletivas em janeiro ?ltimo em importantes empresas do setor", segundo o instituto.

Entre as ?reas com taxas positivas, seis destacaram-se com avan?os de dois d?gitos ( considerando janeiro 2007/janeiro 2008): Paran? (19,7%), Amazonas (17,9%), Pernambuco (12,6%), S?o Paulo (12,5%), Esp?rito Santo (12,1%) e Minas Gerais (10,2%). Rio Grande do Sul registrou 9,0% e ficou tamb?m acima da m?dia nacional (8,5%). Com resultados positivos, por?m abaixo do crescimento do Pa?s, encontram-se: Par? (6,6%), Rio de Janeiro (5,1%), Goi?s (3,8%), regi?o Nordeste (3,7%), Santa Catarina (3,0%) e Bahia (0,5%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES