Produção industrial cresce 1,5% em agosto, aponta dados do IBGE

Trata-se do terceiro resultado positivo seguido nesse indicador

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em mais um sinal da recuperação do setor, a produção da indústria cresceu 1,5% em agosto na comparação livre de influências sazonais (típicas de cada período) com julho, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (2).

Trata-se do terceiro resultado positivo seguido nesse indicador e da maior expansão desde maio de 2011 (1,6%). Em julho, a alta havia sido de 0,5%. Nesses três meses de crescimento, a indústria acumula alta de 2,3% e zera as perdas registradas no período de março a maio, segundo o IBGE.

De julho para agosto, a produção da indústria cresceu de modo generalizado, com alta em 20 dos 27 setores pesquisados.

Apesar da reação no período mais recente, a indústria ainda opera num ritmo abaixo do verificado em 2011 sob impacto da crise externa, do aumento das importações e da retração dos investimentos. Em relação a agosto do ano passado, a produção caiu 2%. Essa é a décima segunda queda consecutiva nessa base de comparação.

Em relação a agosto de 2011, houve queda de 2%.

Com esse resultado, a produção da indústria acumula uma queda de 3,4% no ano. Na taxa anualizada (últimos 12 meses), o setor registra retração de 2,9%.

De junho para julho, os destaques de alta foram os setores de veículos automotores (3,3%), alimentos (2,1%), fumo (35%) e refino de petróleo (2,5%). Já as quedas de maior impacto ficou com máquinas e equipamentos (-2,6%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES